A segunda-feira (20) de carnaval começou cheia de boas energias no Camarote Expresso 2222. O anfitrião do espaço, o mestre Gilberto Gil, chegou ao camarote com a tradicional fantasia do Afoxé Filhos de Gandhy para acompanhar a saída do bloco no circuito Barra-Ondina.
Ao lado do ex-jogador de futebol Sorín, que também vestiu a fantasia azul e branca, Gil repetiu o gesto do ano de 2019, quando soltou uma pomba branca que parecia o esperar na sacada.
Este ano, assim como no passado recente, a ave símbolo da paz aguardou o imortal da Academia Brasileira de Letras até ser pega por ele. Relembrando a coincidência dos fatos, Gil disse que acontecimentos como este integram algo maior. “Isso faz parte do espírito da nossa terra”, afirmou.
Retornando ao Carnaval de Salvador após quase 20 anos, Sorín, que está na capital baiana com a família, fez sua estreia com a fantasia do Gandhy. “É muito emocionante vestir essa roupa que é um grande símbolo das manifestações populares da Bahia e representa a luta constante pela paz”.
O argentino destacou ainda o papel de Gil no fortalecimento do Afoxé Filhos de Gandhy. “A música de Gil fez esse bloco renascer e para mim é muita honra poder estar aqui no Expresso sendo recebido por ele, por Flora e por tantos amigos baianos”.