Dia 23 de novembro às 20 horas será liberado no site e YouTube da Casa dos Criadores, o primeiro filme desfile da Dendezeiro.
A marca baiana dos estilistas Hisan Silva e Pedro Batalha, faz sua estreia na passarela paulista mais conceituada do Brasil, celeiro de grandes talentos do mundo fashion.
”A coleção está linda, apresenta muito sobre nós, muito o que a gente visualiza quando a gente olha nas ruas e o que nos inspira” disse Hisan.
A coleção Transatlântico é inspirada no documentário “ORÍ” de Beatriz Nascimento, o qual mostra o transporte dos negros de África para o Brasil, trazendo consigo sua cultura, seus saberes, suas ideias e tecnologias. Nascendo assim a cultura brasileira, regada se toda essa ancestralidade.
“O Nordeste, mãe e matriz da primeira capital brasileira, onde fica Salvador, a cidade mais negra fora da África, onde tudo começou, onde Orixá fez raiz, onde Xangô, Yansã e Yemanja primeiro abraçaram seus filhos na dura caminhada que foi compreender o Brasil como sua nova terra. Salvador onde houve revolta, reza, raiva, cura, axé, limpeza, empoderamento, empretecimento, a tomada do poder, a união e harmonia, compreensão dos nossos iguais, a ascensão, o empreendedorismo, a criatividade, a moda, o topo, a resistência e existência” pontuou Hisan.
O evento traz ainda o surgimento do Cé lula Preta, coletivo formado por estilistas veteranos como Diego Gama e Fábio Costa(NotEqual), Jal Vieira, Heider Silverio e Pedro e Hisan da Dendezeiro, tendo como principal objetivo de ampliar a discursão sobre racismo dentro da moda e no próprio evento.
Até o dia 27 de novembro, 32 marcas apresentarão suas coleções na primeira edição 100% virtual da Casa dos Criadores.
Além da Dendezeiro, mais seis marcam estreiam na passarela: Nalimo – da ativista indígena Nay Molina, Kel Ferey, Alexandre dos Anjos, REIF.LIFE, Trash e Shitsurei.
Siga no Instagram @dendezeiro.