.
Falando sobre autoestima e auto aceitação de um jovem negro, LGBTQIA+ e periférico, DICERQUEIRA lançou oficialmente a sua canção “Grandeza”, canção vencedora do 17º Festival de Música Educadora na categoria “Melhor Interprete Vocal”, na última sexta-feira(06) em todas as plataformas digitais.
Em tom provocativo, o rapper/cantor canta em versos que propõem a reflexão sobre a sua própria existência: “Eu sou um homem negro com mais de dois metros de altura, infelizmente se criou um “padrão” de masculinidade definido para a imagem do homem negro na nossa sociedade e se você foge disso tudo se torna mais dificil. Desde a minha infância eu sempre ouvi piadinhas por ser “grande atoa”, “falar fino pra um homem do meu tamanho”… As pessoas nunca se importaram e respeitar o meu espaço sabe? O fato de ser gay também pesa aqui, pode parecer clichê mas eu até já ouvi a classica “já é preto, ainda por cima é bicha?”. Disse o artista.
Além de premiada, “Grandeza” também foi a música tema da edição de 2019 do Festival Virada Sustentável Salvador, onde o artista realizou dois shows, um deles em ato de abertura para o rapper mineiro Djonga. Além disso, foi trilha sonora da campanha “Para Além do Novembro Negro” da SEPROMI (Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado da Bahia) exibida para mais de 10 mil pessoas no Largo do Pelourinho.
“Grandeza nasceu, como um grito de liberdade. Cansei de me esconder, cansei de ter medo de ser quem eu quero ser, cansei de viver para atender expectativas que colocam sobre mim! Eu sou grandona (sic) e não vim ao mundo com esse tamanho todo atoa.” Completou o artista.
A canção tem produção assinada pelo produtor musical, compositor, arranjador, músico e engenheiro de gravação, André T e conta com a participação da cantora baiana Danny Nascimento.
SOBRE
Vencedor do prêmio de Melhor Interprete Vocal no 17º Festival de Musica Educadora FM, DICERQUEIRA faz parte novíssima geração da música baiana e acostumou a realizar grandes feitos mesmo com pouco tempo de carreira. Sua primeira canção de trabalho, “Lendária” logo ganhou destaque na cena soteropolitana e chamou a atenção de nomes consagrados como Maria Gadú e Caetano Veloso. Desde então o rapper já se apresentou em grandes palcos e festivais como os da Virada Sustentável, Virada Salvador, Origens, no Carnaval de Salvador e no Camarote Expresso 2222.
Fotos Gabriel Lima