Sobrinha e tio comentam sobre a celebração em família do amor pela música
Duo Jasca, formado por Mari Jasca (voz) e Diego Jascalevich (charango – instrumento de cordas de origem andina), sobrinha e tio, é uma celebração em família do amor pela música. Em formato intimista, o duo explora o vasto repertório da canção latino-americana, com interpretações cheias de cor e delicadeza.
Após dez anos de existência do duo e de experiência afetiva de ambos com a canção latino-americana, em seus múltiplos formatos, Duo Jasca anuncia hoje o lançamento de seu primeiro álbum, Doce Deleite. O repertório de nove faixas conta com fronteiras musicais do Brasil com a Argentina, Peru, Chile e Venezuela, apresentando ao público um belo diálogo da música brasileira com as sonoridades dos países vizinhos.
Os músicos passeiam por estilos como chamamé, baião, tango, chorinho, joropo e toada, apresentando o colorido da música da América do Sul em uma formação instrumental intimista e original: voz e charango. Adicionando ainda mais diversidade à sonoridade do projeto, o álbum conta com participações de peso ao longo das faixas: Bebê Kramer (acordeon), Jaques Morelenbaum (violoncelo), Sergio Valdeos (violão), Natasha Jascalevich (voz) e banda Tocaia.
O duo conta que o processo de criação do álbum foi “muito espontâneo e mágico”. Diego conseguiu uma brecha entre festivais que iria tocar na Argentina e propôs vir ao Brasil nos cinco dias que teria livre para fazer um show, que seria o primeiro da dupla no Brasil, que já fez quatro turnês na Alemanha. Mari sugeriu ao tio de gravarem um disco nesse curto período e, em duas semanas, chamaram convidados especiais para participarem do projeto, o que gerou um ambiente muito íntimo. Foram dois dias de ensaio e três de gravação. O disco foi gravado ao vivo, no estúdio da UniRio, faculdade onde Mari Jasca estudava.
Faixas:
1 – Naranjo en flor (Virgilio Expósito)
2 – Pajarillo Verde (Cecilia Echeñiques) com Sérgio Valdeos
3 – Doce de Coco (Jacob do Bandolim)
4 – Rosa (Pixinguinha) com Jaques Morlenbaum
5 – Mechita (Manuel Raygada Ballesteros) com Sergio Valdeos
6 – Merceditas (Ramón Sixto Ríos) com Bebê Kramer
7 – Casa forte (Edu Lobo) com Tocaia
8 – Romaria (Renato Teixeira) com Natasha Jascalevich
9 – Alfonsina y el Mar (Ariel Ramírez)