A Escuna Sound System é uma experiência que celebra as águas Atlânticas da baía de Todos os Santos, a boa música e os sabores escondidos em pequenos paraísos, conectando as culturas de sistemas de som baianos, jamaicanos e de outras diásporas desde 2017.
A quinta edição da festa que acontece no dia 04 de Fevereiro (sábado), se firma como um movimento de trocas e conexões entre as pessoas, a música e a democratização do espaço marítimo, principalmente para corpos racializados e dissidentes.
O line-up dessa vez vai contar com Deize Tigrona, Dj Raiz convidando Tícia, Nai Kiese convidando Nininha Problematica, Sista Katia convidando Semiseria & Una, Pivoman convidando Fall Clássico.
Desde a primeira edição, as organizadoras Thaís Muniz e Sista Katia tem como premissa garantir que a Escuna Sound System amplie as possibilidades para que as pessoas que nem sempre tem acesso a celebrações pelo mar, se divirtam, dancem numa pista que flutua, e se movam, ainda que eles estejam parados.
“Criamos uma experiência afetiva que virou sinônimo de diversão, confiança e memórias positivas. Inúmeras pessoas a bordo tiveram coragem de mergulhar no mar pela primeira vez na Escuna Sound System. Acreditamos nesse impacto positivo de reconectar nossos corpos e mentes com o presente e futuro, quebrando traumas transgeracionais enraizados historicamente” disse Thaís Muniz.
A Escuna Sound System criou um movimento que ampliou a cena, e desde o seu surgimento, varias outras festas em escunas vem surgindo, seguindo esse formato. Desde o seu lançamento de 2017 com nomes como Larissa Luz, Afrocidade, Hiran, Oz do Attooxxa, Lys Ventura, dj Magrão, e sound system irlandês Sim Simma ja esquentaram a pista em alto mar.
O passeio se inicia as 8 da manhã saindo do terminal náutico do Comércio, e espera sua tripulação com um café da manhã reforçado que já faz parte da assinatura da festa. As ondas sonoras são propagadas pela baía de Todos os Santos durante o dia inteiro, com uma primeira parada para um mergulho na Coroa do Limo, um banco de areia com acesso apenas pelo mar, que só aparece com a maré baixa. De lá, a pista flutuante se move para a praia de Ponta de Areia, na Ilha de Itaparica, onde uma barraca de praia espera os tripulantes para um almoço.
“Dançaremos, mergulharemos, vamos parar para almoço, prainha e atracamos de volta em Salvador por volta das 18 horas” disse Sista Katia.
Os ingressos estão disponiveis pelo Sympla, ou via pix na página @escunasoundsystem no Instagram.
Serviço
Escuna Sound System n° 5
4 de Fevereiro, sábado, das 8h as 18h
Saida do Terminal Nautico do Comércio
Ingressos a partir de R$170 (3° lote) pelo Sympla ou Pix
Mais informações pelo Instagram @escunasoundsystem ou email [email protected]