“Contrariando o Ego em meio à Dúvida do Tempo”, é o nome da mostra fotográfica que o jornalista e mestre em artes visuais, Fabio Salmeron, lança nesta quarta(2), às 18h30, com um coquetel na Galeria Canizares. A total ausência de cores e a forte presença dos contornos preenchidos pelo preto e branco, compõe a atmosfera lírica a que o artista se propõe. As fotografias são todas analógicas, em filme negativo, dentro de um processo de anos de pesquisa do artista que utiliza filmes em P/B vencidos, fora do prazo de validade e que seriam descartados, para realizar um trabalho em que são privilegiados o olhar em torno do objeto retratado e o resultado obtido através dos compostos químicos já deteriorados, levando em conta o clima da cidade e os locais que seriam focados, dentro de uma poética criada em torno de uma narrativa, cuja temática era a cidade de Salvador.
Na mostra, o público, que poderá visitá-la até o dia 15 de setembro, terá contato com 22 fotografias da cidade do Salvador, que se desdobram em mais de 65 imagens, devido a reutilização artística em diferentes suportes técnicos que se dividem em seis ambientes distintos. “Essa é uma forma criativa, fruto de um trabalho de investigação artística, com o intuito de apresentar as mesmas imagens, só que em tamanhos, recursos e estéticas diferenciadas, propondo outros olhares e sensações visuais, a partir do momento que histórias são contadas, tendo como princípio as características intrínsecas que estão reveladas no papel fotográfico. O que se vê, nos revela algo novo a cada novo olhar”, afirmou Fabio Salmeron.
A exposição desenvolve-se a partir da criação de seis ambientes distintos, entre trabalhos de fotografia, instalação, objetos, Videdoc.Arte, que sugere por um passeio por caminhos que dialogam a todo instante com o visitante. Os materiais utilizados para compor a expografia são os mais diversos, partindo da matéria prima principal – a fotografia, que se entrelaça a outros suportes como a madeira, vidro, papel, papel seda, tecido, barbantes, espumas que foram manipulados para dar forma às apropriações artísticas.
Castro Alves
SERVIÇO:
O QUE: Mostra Fotográfica – Contrariando o Ego em meio à Dúvida do Tempo, de Fábio Salmeron
ABERTURA: 02 de setembro, às 18h30
VISITAÇÃO: 03 à 15 de setembro, das 9h às 19h
ONDE: galeria Canizares – Rua Araújo Pinho – Canela – Escola de Belas Artes da UFBA
Visita guiada e bate-papo com o artista: 09 de setembro, às 16h.
ENTRADA: grátis