Fazenda Grande do Retiro torna-se museu a céu aberto neste domingo de fevereiro (14/02)

Noite / Pedro Arcanjo

A Praça dos Trovadores, no bairro de Fazenda Grande do Retiro, revela-se museu de artes públicas no segundo dia de ocupação no projeto “A Rua é o Museu do Povo”, no próximo domingo (14/02), com grafias artísticas em tempo real e exposições durante toda a tarde, das 14h até 17h.

O bairro ocupa o décimo lugar em população da capital baiana e é nesse cenário que Pedro Arcanjo, morador do bairro e conhecido por seu vulgo Noite, contará através do grapixo parte de sua história de luta e resistência.

O poeta visual Luís Santos fará das tintas expressões sobre os absurdos da existência no mundo contemporâneo e do cotidiano das ruas. Num diálogo entre as artes públicas contemporâneas (teatro de rua, dança, performances, etc) com os monumentos históricos das praças, o fotógrafo Hércules Bressy expõe registros de intervenções plurais feitas nestes espaços públicos. A atriz e poeta Milica San, integrante do grupo A pombagem, irá performar um dos atos do espetáculo O Museu é a Rua, proporcionado à população presente outros olhares de ocupação da rua.

Poeta visual Luiz Santos, ao centro fotógrafo Hércules Bressy e Pedro Arcanjo, vulgo Noite

A Rua é o Museu do Povo, idealizado pelo grupo Arte Marginal Salvador em 2009, realiza ainda a partir das 18h rodas de conversas depois das intervenções urbanas no formato de live, com a intenção de refletir sobre os aparelhos públicos de fruição cultural, como o museu. Neste domingo (14), a performer Milica San mediará um bate-papo com a museóloga Alana Alves e o artista Pedro Arcanjo (Noite).

O terceiro bate-papo, 21 de fevereiro, é com a museóloga Melissa Santos e o artista Hércules Bressy, mediados pela performer Ludmila Singa. As assistentes sociais Candeias Souza e Val Santos são as convidadas do domingo, 28 de fevereiro, do diálogo mediado pela Fabricia Rios, performer que também integra o grupo A Pombagem.

Vale lembrar que, neste dois últimos domingos de fevereiro (21 e 28), praças dos bairros do Largo do Tanque e da Liberdade recebem as intervenções públicas d’A Rua é o Museu do Povo, que seguem todos os protocolos sanitários de higienização e distanciamento social.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do ministério do Turismo, Governo Federal.

Sobre Uran Rodrigues 10202 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.