A cidade de Madrid, onde vive tantos cineastas como Alexandre Amenábar (Mar Adentro) e Pedro Almodóvar (Os amantes passageiros) tem tradição de festivais internacionais de cinema todo o ano. Então, não poderia ser diferente com o cinema brasileiro, que é o grande homenageado na oitava edição de Novocine 2014, que acontece tem lançamento hoje (13) e vai até dia 20, nas salas de cinema Palafox (Calle Luchana, 15) e Berlanga (Calle Andres Mellado, 53), na capital espanhola. Espanhóis, brasileiros e estrangeiros que estiverem pela cidade vão poder conferir uma seleção de filmes que mostram a realidade brasileira contemporânea e que também são reflexo do crescimento da indústria cinematográfica nacional da última década.
Em 2013 foram produzido no Brasil 127 longas-metragens e já e possível ver que esse número significativo de filmes supera 1 mi de expectadores nas salas de cinemas. Graças a este aumento da produção cinematográfica o público consegue saber mais das diversas realidades que hoje convivem o Brasil. De fato, os sete filmes de Novocine ajudam a recriar um retrato do Brasil atual através de historias que se desenvolvem em cidades e estados situados de norte a sul do Brasill: Recife, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Bahia e Pará.
Cartaz do filme: Reprodução
O filme que abre a mostra é “À beira do Caminho”, que conta ao som da trilha sonora de Roberto Carlos, a história de um caminhoneiro que encontra uma criança órfã escondida em seu veículo. A história de Breno Silveira se inspira na vida de centenas de pessoas que se encarregam dos transportes de 60% das mercadorias dos país. “Amor , plástico e barulho”, por sua vez, relata as alegrias e os dramas na vida de dois cantores da música brega e revela, por meio de suas histórias, os hábitos e o estilo de vida da nova classe média brasileira em uma metrópole como Recife. “Mato sem Cachorro”é uma divertida comédia romântica ambientada em uma das cidades mais bonitas do mundo.
Já o drama “Serra Pelada”se baseia na história da maior mina a céu aberto do mundo, situada no norte do Brasil e responsável pela migração de milhares de pessoas ao estado do Pará nos anos 80 do século passado em busca de fortuna. Em “Cidade de Deus: 10 anos depois , vemos um documentário sobre a vida dos atores no filme mundialmente famoso depois de uma década de sucesso internacional. “O Homem das Multidões”, inspirado no conto de Edgar Allan Poe e ambientado na cidade de Belo Horizonte, se debruça sobre a solidão nas grandes cidades e apresenta uma fotografia inovadora. Finalmente, “Até que a esbórnia nos separe”, que é uma comédia de animação baseada na obra de teatro “Tangos e Tragédias”que esteve em cartaz em Porto Alegre durante 28 anos.
Serra Pelada tem elenco etrelar encabeçado pelo baiano Wagner Moura, Matheus Nachtergaele e Sophie Charlotte
Quem quiser ficar por dentro dos dias e horários das exibições é só clicar aqui e acessar a página oficial do Novocine2014