
A NND tem o prazer de convidar para a abertura de O LENTE NEGRA, a primeira exposição individual de Lázaro Roberto (1958), um dos grandes nomes da fotografia contemporânea brasileira e fundador do Arquivo Afro-Fotográfico Zumví.
Lázaro dedicou sua trajetória a documentar a história do povo negro no Brasil. Autodidata, integrou a última Bienal de São Paulo e tem obras nos acervos do ICA Boston e do Art Institute of Chicago.

A mostra inaugura no próximo sábado, 5 de abril, na NND SP, com fotografias do artista e texto crítico de Oliver Basciano.
“O olhar de negro para negro permeia sua obra: o título da exposição, “Lente Negra”, vem do apelido que Roberto carrega há décadas; mas também identifica o olhar a partir do qual essas imagens são captadas. Corpos e culturas são retratados sem a hierarquia interpretativa – muitas vezes exploratória – que sustenta grande parte da fotografia documental produzida por autores brancos e voltada para um público branco. Em português, uma fotografia se “tira”; em inglês, o ato pode ser ainda mais violento – “capturar” (“capture”) a imagem –, mas nenhuma destas palavras parece adequada para Roberto. Por muito tempo, essas imagens não foram retiradas da comunidade onde foram criadas, mas se juntaram ao trabalho de outros fotógrafos negros.”
05/04 – 11 às 17 hs
NND SP – Praça da Bandeira, 61 – Centro Histórico de São Paulo.