“Respeite seus fundamentos que o negro de Angola Alumia”. Como um grito em forma de canto, unido à luz e ancestralidade, os versos da canção ALUMIOU vem enaltecer um pouco da história do povo negro na suave e grave voz do talentoso e carismático cantor, compositor e ator carioca, Alan Rocha. A composição gravada no seu 1º e elogiado CD de mesmo nome está disponível nas principais plataformas de streaming.
ALUMIOU é um canto de exaltação ao povo negro e sua cultura. ”Esta canção para mim faz referência a três musicais que fiz, onde o protagonismo negro era muito marcante” diz Alan. Esses musicais aos quais Alan se refere são: “Bakulo”, da Cia dos Comuns; “É Samba na veia é Candeia” e “Besouro Cordão de Ouro”, de Paulo Cesar Pinheiro. O cantor também teve destaque nos musicais “Bem Sertanejo”, com Michel Teló; “Sambra”com Diogo Nogueira – que participa no CD cantando a canção “Vem de Deus” e ainda o mais recente “A Cor Púrpura”, vivendo o personagem Harpo, lhe rendendo títulos importantes como Botequim Cultural e APTR de melhor ator coadjuvante.
“ALUMIOU começa com som de berimbau e depois vem todo um clima de viola e batucada de samba de roda do recôncavo que eu adoro. No roteiro eu quis enfatizar também a cultura negra como a capoeira, a comida baiana, a religiosidade, a relação com os mais velhos, então tinha que ser em Salvador berço de muita luta e empoderamento do nosso povo preto”, contou Alan.
Em passagem por Salvador com o musical “A Cor Púrpura”, Alan contactou seu amigo e também ator Heraldo de Deus que logo disse que tinha uma talentosa equipe para gravar o clipe. “Eu apresentei vários clipes massa com fotografia do Ariel e Alan ficou doido, depois conversamos sobre o roteiro e fomos definindo tudo por telefone” diz Heraldo,que assina a direção junto com Adriele Regine. O talento de outras mulheres negras da equipe passeia também pela produção, direção de arte e figurino.
“O clipe está com uma estética colorida maravilhosa e mostrar o lado afetivo da mulher preta e baiana, é uma das coisas que mais me encanta no clipe” diz Adriele. A diretora se refere a atriz Betânia Novais, que contracena com Alan, pelo belo cenário baiano, com Pelourinho, Feira de Santana e Praia de Amaralina ao fundo. Alan completa dizendo que “mais do que nunca pretas e pretos estão se amando e é fundamental poder dar visibilidade a isto junto ao público”.
Siga o artista no Instagram e acompanhe as novidades @alanrocha8.
Foto Cris Vicente