Guinu apresenta “Palagô”, álbum de estreia que vem encantando o mercado internacional

O disco, que traz uma sonoridade do Brasil setentista, chega hoje às plataformas de música, além da estreia de uma live session

Após acompanhar grandes nomes da música brasileira como Planet Hemp, Iza, Julia Mestre, Caio Prado e Baco Exu do Blues, o multi instrumentista e, agora, cantor, Guinu apresenta seu primeiro álbum solo “Palagô“. O disco, que traz 10 faixas, chega hoje às plataformas de música. Palagô também chega em formato de Live Session, gravado no espaço KAZA 123 em Vila Isabel no Rio de Janeiro.

“Palagô” será lançado pelo selo Razor N Tape de Nova York em formato digital, além de contar com uma tiragem especial em vinil que será distribuído para América, Ásia e Europa. O álbum é um marco da fase de mudança de Guinu, que saiu de Minas Gerais e se instalou no Rio de Janeiro.

“A minha mudança e adaptação no Rio foi difícil, mas a partir do momento que comecei a me abrir para a cidade, experimentá-la de coração aberto, tudo mudou para melhor e foi quando Palagô começou a nascer,” diz Guinu.

Nas suas dez faixas, Palagô passeia por vários gêneros da música brasileira sem perder a identidade. Com arranjos bem montados, refrões marcantes, improvisos e uma sonoridade que lembra grandes álbuns gravados na década de 70: “Fizemos uma pesquisa de sonoridade muito intensa antes de entrar no estúdio. Tipos de microfone e equipamentos da época, usamos até uma bateria que era do programa do Chacrinha!”, diz Tercio Marques, engenheiro de som do álbum.

O disco foi entregue em antecipado para vários pesquisadores especialistas em música latina e brasileira como Andrew Jervis da plataforma BandCamp que elogiou muito o trabalho, assim como o Justin Turford para o Blog Truth & Lies: “ Dentro de um som cheio de groove e cheio de swing Guinu trouxe em Palagô uma aula de história da música brasileira”.

O disco completo, com suas dez faixas, será lançado no dia 16 de setembro, juntamente com uma ”Live Session” especial em um estilo que lembra os “NPR Tiny Desk” gravado no espaço KAZA 123 em Vila Isabel no Rio de Janeiro.

Foto de Guilherme Bezerra
Ouça aqui: https://razor-n-tape.fanlink.to/Palago

Sobre Uran Rodrigues 10202 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.