Para marcar a passagem do Dia da Consciência Negra, um grupo de comediantes afrodescendentes vai utilizar a comédia stand-up como ferramenta para discutir o racismo, na sexta, dia 20, na The Comedy House, um espaço democrático, que respeita e apoia a pluralidade étcnico racial da cidade.
O projeto idealizado pelo humorista Tiago Banha, que faz parte do elenco fixo da casa, vai abordar de forma leve e descontraída o dia-a-dia do povo preto, as suas lutas e dores, e também vai desmitificar estereótipos, tudo isso, é claro, regado a boas doses de humor.
O show intitulado ‘Especial Dia da Consciência Negra’ será comandado, em duas sessões, de 19h15, e, 22h15, por João Pimenta, Ivan Santos, Danrlei Carvalho, Samuel Belmonte e Juninho Brandão. O ingresso custa R$ 35,00 e pode ser adquirido pela plataforma Sympla ou na portaria do espaço, no dia do evento.
O objetivo do encontro, além de celebrar a data, é levar para o palco da casa de espetáculos, localizada no Rio Vermelho, piadas de identificação para um público que, por diversas vezes, já foi o motivo de deboche na roda de amigos, seja por causa da cor da sua de pele, do seu cabelo crespo ou então por seus traços singulares.
Segundo Tiago Banha, o cenário para humoristas negros em Salvador tem sido bastante promissor. “Temos uma cena autodeclarada antirracista, e, que, proporcionalmente falando, é onde se tem a maior quantidade de negros envolvidos com stand up e tendo protagonismo”, afirma.
Ainda de acordo com o comediante, aos poucos esses artistas têm ganhado visibilidade, disseminando o estilo de comédia e ocupando todos os espaços possíveis com platéias pretas. “Isso para mim é um ato político!”, declara. Em contrapartida, Tiago afirma que faltam mulheres negras abraçando a causa e fazendo esse tipo de humor na cidade. “Essa é a única coisa que sentimos falta, mas já estamos em busca dessas personalidades”, pontua.
Uma das maiores inspirações para Tiago Banha ingressar nesse estilo de humor stand-up foi o ator e comediante americano, Chris Rock. “Eu consumi muito o trabalho dele, todos os seus stand up, as séries e vídeos disponíveis na internet ajudaram a tornar o artista que sou hoje. Inclusive, o que me deu o estalo pra querer fazer piadas deste gênero foi um filme dele chamado O Céu Pode Esperar”, relata.
Conforme Banha, maioria dos comediantes negros americanos têm um posicionamento muito firme em relação ao racismo e outras questões raciais. No entanto, no Brasil, o humor ainda parece ser tratado como ferramenta idiotizada pela elite intelectual. “Como se fosse uma sub-arte e não pudesse se valer de si própria para criticar ou protestar sobre algo”, finaliza.
A Comedy House funciona de quarta a domingo, das 16h a 00h, e fica situada na rua Conselheiro Pedro Luiz, n°117, no Rio Vermelho. Mais informações no Instagram @thecomedyhouseoficial._
Serviço:
O que: Apresentação de Stand-up Comedy ‘Especial Dia da Consciência Negra’
Quando: Dia 20 de novembro, às 19h15, e, 22h15
Quem: Tiago Banha, João Pimenta, Ivan Santos, Danrlei Carvalho, Samuel Belmonte e Juninho Brandão.
Onde: The Comedy House – Rua Conselheiro Pedro Luiz, n°117, Rio Vermelho
Ingressos: Vendas através da plataforma Sympla ou na portaria do espaço, no dia do evento