Os corredores do casarão secular que abriga a Casa Pia Órfãos de São Joaquim serão ocupados pela moda afro neste sábado (23/07), a partir das 15 horas. O local vai abrigar o desfile *I am Afro Fashion*, realizado pela *Focus Moda*, instituição que vem beneficiando crianças e jovens das periferias de Salvador com oficinas de capacitação em diversas áreas e potencializando talentos.
O desfile contará com 100 modelos do projeto e a parceria de novos estilistas e empreendedores da moda afro em Salvador. O valor arrecadado com a venda do convite colaboração será revertido para o próprio projeto, que funciona no Pelourinho.
Fundado em 2016, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, o projeto Focus Moda atende hoje 230 crianças e jovens em oficinas de moda, teatro, dança, música, corte e costura, comunicação digital e escrita criativa, com o objetivo de capacitá-los e também de atuar na autoestima, através do fortalecimento da própria cultura.
*PROJETO FOCUS MODA*
O Focus Moda é um dos projetos que recebem apoio da Casa Pia, instituição filantrópica que atua na educação e formação de crianças e jovens. Funciona em um casarão do século 17, na Rua do Passo, batizado de Casa das Sete Mortes, mas que hoje, no local, o que pulsa hoje é a vida, como afirma o idealizador do projeto, o modelo Jonas Bueno.
O projeto atua com jovens de 50 bairros de Salvador, sem qualquer tipo de discriminação. Jovens de qualquer bairro ou classe social podem participar. “A ideia é trabalhar a igualdade e não a separação”, revela Jonas. O projeto sobrevive de doações e parcerias. Os atuais parceiros são, além da Casa Pia de São Joaquim, a Faculdade Estácio, Gapa Bahia, Fundação Cultural do Estado da Bahia, Motirô Social e Vale do Dendê.