Em 2017, o Teatro Vila Velha lança novos projetos de formação e aposta em diferentes formatos e conteúdos para aqueles que desejam aprofundar-se no campo das artes cênicas. Além de criar a Oficina Preparatória para a universidade LIVRE do teatro vila velha, programa diário de formação artística que funciona desde 2013, o Vila convida quatro reconhecidos profissionais e lança as Oficinas Investigativas, onde estes compartilham seus métodos de trabalho e se debruçam durante dois meses sobre diferentes temáticas. Há ainda uma nova edição das Oficinas Livres, com caráter introdutório nas áreas de dança, canto e teatro.
A Oficina Preparatória para a universidade LIVRE vai introduzir durante dez meses conhecimentos nas áreas de leitura, interpretação, corpo, voz, além de técnica, gestão cultural e comunicação, com o objetivo de preparar os integrantes para o ingresso na universidade LIVRE do teatro vila velha em 2018. Ao longo deste período, em encontros de segunda a sábado, de 9h às 13h, os participantes terão contato com cerca de 27 colaboradores e realizarão quatro experimentos cênicos no palco do Vila, dirigidos por Chica Carelli, Celso Jr. e Hayaldo Copque. A supervisão da Oficina Preparatória é do encenador Marcio Meirelles e os interessados devem participar de uma oficina de seleção nos dias 16, 17 e 18 de março, das 9h às 13h.
Outra novidade são as Oficinas Investigativas, que buscam abordar diferentes elementos das artes cênicas a partir do contato com profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação, que compartilham teorias, experiências, técnicas e abordagens. Uma vez por semana, durante dois meses, os participantes podem investigar os grandes temas “movimento físico”, com a coreógrafa Lia Robatto; “dramaturgia”, com o ator e diretor Celso Jr.; “modos de atuação”, com o ator Rafael Medrado; e “pensamentos da cena”, com a atriz e diretora Isa Trigo.
Mais uma edição das Oficinas Livres também acontece a partir de março, trazendo de volta algumas das oficinas que tiveram sucesso nas Oficinas Vila Verão, no último mês de janeiro. Desta vez com duração de três meses, acontecem as oficinas de “Canto”, com Marcelo Jardim; “Dança Afro-Brasileira”, com Nildinha Fonseca; “O Corpo e a Cena”, com Bertho Filho; e duas turmas de “Teatro para Iniciantes”, com Zeca de Abreu (para jovens a partir de 16 anos e adultos) e Ella e Iana Nascimento (para crianças de 10 a 13 anos).
As atividades têm início a partir de 20 de março de 2017 e as inscrições já estão abertas através do site www.teatrovilavelha.com.br ou presencialmente no próprio teatro (de terça a sexta, das 15h às 18h, a partir de 6 de março).