O SSA Adapta.LAB, festival de escrita criativa focado no mercado de adaptação de obras literárias para o audiovisual, abre em sua programação mais um espaço de formação e possibilidades para autores, escritores e profissionais do mercado editorial, por meio de três workshops gratuitos, realizados a partir da plataforma ZOOM. As inscrições podem ser feitas via formulário eletrônico até o dia 10 de março, no SITE . Os workshops têm carga horária de 03h cada um, com um total de 20 vagas por curso. A seleção se dará por ordem de inscrição.
Na programação, o cineasta baiano Sérgio Machado – diretor de filmes como “A Luta do Século”, “Quincas Berro D´água” e “Cidade Baixa” – fará uma análise sobre tipos e desafios da adaptação para o cinema, observando diferenças entre a linguagem audiovisual e literária no workshop “Como adaptar obras literárias para cinema”.
O premiado escritor e editor Gustavo Felicíssimo – fundador da Editora Mondrongo e autor de livros de prosa e poesia, como “Carta a Rubem Braga” (Crônicas, 2018) e Oratório das Águas (Poesia, 2019), abordará o tema “Tendências e Perspectivas do Mercado Editorial”. Com a experiência de um dos editores que mais publicam na Bahia, Felicíssimo abordará o mercado editorial regional e nacional, seu funcionamento, estrutura, visão de negócio e outras particularidades.
E a doutoranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA e professora da UNIJORGE, Lize Antunes, fará um workshop sobre “Marketing Digital para Autores”, no qual trará questões, ferramentas e possibilidades do marketing digital que podem ser aplicados à Literatura e ao campo de atuação de autores e escritores, para atrair leitores, engajar público e tornar as redes sociais mais atrativas.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
O Festival SSA Adapta.LAB tem apoio institucional da Academia de Letras da Bahia, SPCine Play, Associação Brasileira de Autores Roteiristas (ABRA) e Casa das Editoras Baianas.