#IUNO: Aurata lança novo álbum com show e documentário no Teatro Vila Velha

A partir das 00h do dia 14 de julho, Iuno, novo álbum do projeto Aurata, estará disponível em todas as plataformas de streaming. Com nove faixas, todas produzidas e escritas pelo artista multimídia e designer Ramon Gonçalves, Iuno chega com nova proposta sonora, exprimindo as diversas sensações resultantes da observação dos fenômenos da natureza e das vivências do cotidiano durante o isolamento social.

Para proporcionar uma experiência completa, o lançamento do nono álbum de Aurata aposta em mais três ações: a estreia do minidoc Orbitando Iuno, dia 09 de julho, com imagens e textos do processo criativo e das memórias que influenciaram a realização do projeto. Em seguida, no dia 16, acontece o show de lançamento ao vivo, que apresenta as músicas de Iuno com novos arranjos, além de faixas dos álbuns anteriores, e por último, no dia 23, a exibição do curta experimental BRECHA-FRESTA-ESCAPE, com participação da cantora e atriz Anne Cardoso. As três ações são gratuitas e acontecem às 20h no Youtube do Vila.

“A maior parte dos meus trabalhos possuem influências diretas da astrologia. Iuno é uma grafia alternativa para Juno, deusa romana casada com Júpiter. Juno é também o nome de uma sonda espacial e de um sintetizador que usei na produção do álbum. Além disso, no mapa astral tenho Júpiter em virgem, que representa uma atenção voltada para os detalhes, um desejo por expandir fragmentos, e o álbum sintetiza isso, esse olhar ampliado sobre as pequenas coisas do cotidiano”, explica Ramon, ressaltando a potência de um nome tão simples e curto, mas ao mesmo tempo tão presente na sua vida e no processo de criação do álbum.

https://www.youtube.com/watch?v=P2VI2g47N9o

Iuno é fruto da observação do dia-a dia durante o isolamento social e do desejo de criar paisagens sonoras mesmo entre quatro paredes. Ao manipular os ruídos presentes na rotina, seja o barulho das obras da cidade ou o canto dos pássaros, a modulação de timbres, os fragmentos de ondas sonoras e com acordes desagregados, desenvolve-se Iuno, um álbum de sons assimétricos que utiliza a síntese granular como essência para a experiência sonora.

“A ideia é criar uma experiência imersiva e que as pessoas se envolvam com esses sons abstratos da sua própria maneira. Para cada um vai soar de um jeito diferente, é um som que se envolve com as subjetividades individuais e quem escuta pode também colocar suas questões e sua história no sentido de cada faixa. Quero propor uma sensação e não um sentimento específico”, esclarece o artista.

Produzido totalmente de casa, no bairro do Santo Antônio, Iuno também evidencia o trabalho de Ramon Gonçalves enquanto diretor de arte, designer e artista visual, ao propor a tradução de imagens em sons. Ramon revela que sua música sempre foi muito influenciada pelas sensações e pela estética da natureza, em especial o mar. A água, a luz e o vento são alguns dos elementos naturais que se fazem presentes nas letras e nos instrumentais do novo álbum.

A expressão de sentimentos através de metáforas envolvendo a natureza não é novidade nos trabalhos de Aurata, nos álbuns anteriores é possível encontrar letras como “as rochas carregam as cicatrizes do mar” e “os pássaros vivem em um plano acima de nós”. Apesar disso, o contexto pandêmico trouxe um novo olhar sobre a presença da natureza na vida do músico.

“Quais paisagens sonoras são possíveis quando se está isolado em casa? Pensei muito sobre isso no processo, mas se nos entendemos como parte da natureza, mesmo em casa, ainda interagimos e sentimos a presença dela. O momento em que a luz do sol transpassa uma telha e ilumina meu quarto, é um lembrete do que compõe esse mundo. Para mim, a natureza carrega todas as sínteses, e Iuno é isso, é uma ideia objetiva e direta, sem rodeios, uma síntese!”, resume Ramon.

SERVIÇO:

Lançamento do álbum “IUNO” no Teatro Vila Velha

Minidocumentário:
09/07
20h
Youtube do Vila
Gratuito

Álbum:
14/07
00h
Deezer e Spotify

Show de Lançamento:
16/07
20h
Youtube do Vila
Gratuito

Curta Experimental:
23/07
20h
Youtube do Vila
Gratuito

SOBRE AURATA:

AURATA é um projeto multimídia desenvolvido desde 2014 pelo artista visual, poeta, músico e produtor Ramon Gonçalves. Tem como base a música minimalista, dialogando com dispositivos eletrônicos, o experimentalismo, elementos de post-rock, chillout, noise e as possibilidades de criação lo-fi. Em 2019 reconfigurou-se em duo, integrando o multi-instrumentista e produtor Pedro Oliveira Barbosa, colaborador recorrente do projeto. Tendo realizado duas turnês nacionais em 2017 e 2018, conta com oito registros lançados, entre eps e álbuns.

Em janeiro de 2017 entrou em turnê pelo centro oeste, com o duo baiano soft porn, numa parceria entre a nhl produções e share this breath (Brasília). Em 2018 participou da turnê invisible drums com os projetos soteropolitanos mapa e soft porn pelo sul/sudeste brasileiro, passando por Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, junto à nhl produções novamente. Já se apresentou em Cachoeira (recôncavo baiano), Ciudad de México (México) e regularmente em Salvador (Ba), buscando espaços de arte e estruturas não convencionais para a apresentação de suas faixas.

O oitavo e mais recente registro, SATORI, foi lançado em 30 de novembro (2018) e distribuído internacionalmente pelo selo whirling wolf recordings (Amsterdam, ne).

Sobre Uran Rodrigues 10199 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.