JAM NO MAM RECEBE MULHERES INSTRUMENTISTAS

JAM NO MAM RECEBE MULHERES INSTRUMENTISTAS

Mulheres da cena instrumental soteropolitana ganham destaque no palco da JAM no MAM deste sábado, dia 27 de julho, quando a banda Geleia Solar receberá o grupo JAM Delas, coletivo de mulheres instrumentistas baianas que vem movimentando o cenário local. A noite contará com outra novidade, já que a jam session será transmitida ao vivo pelo canal da JAM no YouTube (jamnomam) e no site www.jamnomam.com.br, dividindo com o público de todo o mundo as performances e o clima de um dos projetos mais queridos da agenda cultural de Salvador.

O grupo JAM Delas é formado por Daniela Nátali, Lorena Martins, Berta Pitanga, Rosa Denise, Kamile Levek, Érica Sá, Larissa Braga, Ágatha Clarissa, Carol Pepa, Carla Suzart e Tamires Estrela, e começará a tocar logo na abertura da noite, às 18h, antes da banda Geleia Solar. A ideia é mostrar toda a potência do coletivo no palco com um repertório 100% formado por composições feitas por mulheres, inclusive com músicas autorais. A JAM Delas contará ainda com duas convidadas especiais: a violonista Jana Vasconcellos e a flautista Gabriela Machado.

A transmissão pelo YouTube será realizada das 18h às 21h, direto da Praça Maestro Letieres, a área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia, no Solar do Unhão, em Salvador. Já quem for curtir presencialmente a JAM poderá adquirir os ingressos na plataforma Ingresso Live. A 25ª. Temporada da JAM no MAM é uma produção da Huol Criações patrocinada pela Petrobras e Governo Federal, através do Ministério da Cultura (MinC) e Lei de Incentivo à Cultura. O projeto tem apoio do IPAC e do Museu de Arte Moderna da Bahia.

INÍCIO – Muitas das artistas que integram o JAM Delas tocaram juntas pela primeira vez durante o FEMIN, Festival de Mulheres Instrumentistas que aconteceu em Salvador em 2023, com parceria da JAM no MAM. Um pouco depois, provocadas por uma postagem de um evento local que insinuava não haver mulheres tocando jazz em Salvador, decidiram oficializar a união e se transformar num coletivo. “Com isso, nos reunimos para praticar a arte da improvisação e provar que não só tem mulher tocando jazz e música instrumental em Salvador, mas fazendo isso com qualidade!”, reforça Lorena Martins, baterista do grupo.

O que era apenas uma reunião musical para praticar improviso, virou o coletivo JAM Delas, que hoje conta com 11 mulheres na banda base e tem feito apresentações em diversos eventos da capital baiana. Trazendo influencias de artistas como Tânia Maria, Chiquinha Gonzaga, Letieres Leite e Débora Gurgel, o grupo interpreta um repertório amplo, mas na JAM no MAM do dia 27 de julho focará em composições de Daniela Nátali (que assina a direção musical), Suka Figueiredo, Lorena Martins e Jana Vasconcelos.

Logo depois da performance do JAM Delas será a vez da Geleia Solar, banda Base da JAM no MAM, assumir o palco para interagir não só com as artistas do coletivo, mas também com musicistas profissionais ou em formação que desejem tocar e trocar ao longo dessa jam session de julho. Ou seja, surpresas musicais são esperadas – e mais que bem vindas.

JAM no MAM de julho
Data: 27/07
Local: Praça Maestro Letieres, no MAM Bahia (Solar do Unhão – Av. Contorno s/n)
Horário: Das 18 às 21h / Acesso ao local a partir das 17h
Ingressos: De R$ 5,00 a R$ 40,00, vendidos on-line na plataforma Ingresso Live:
https://www.ingressolive.com/jam-no-mam-27-de-julho-de-2024-46622
Classificação indicativa: Livre (crianças até 2 anos de idade não paga ingresso)
Transmissão ao vivo no canal do YouTube da JAM no MAM:
https://www.youtube.com/@JAMnoMAM

Mais Informações:
Site: https://www.jamnomam.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/jamnomam/

SOBRE A JAM NO MAM:
Com um programa musical sempre inédito, a JAM no MAM traz para a área externa do Museu de Arte Moderna da Bahia, ao lado do mar e com um lindo pôr do sol, um repertório que oferece standards internacionais do jazz misturados ao mais puro som da Bahia. Ao longo das últimas décadas, a JAM no MAM vem atraindo uma audiência de artistas, baianos e turistas, que encontram ali um ponto de encontro ideal para ouvir jazz e participar de uma jam session com esse “sotaque baiano”, vivendo a arte da improvisação junto à Banda Geleia Solar – composta por músicos de referência internacional. A inesperada provocação musical de cada noite cria uma experiência musical única, ao vivo, aberta a todas as faixas etárias em um dos locais mais encantadores e visitados em Salvador.

SOBRE O PROGRAMA PETROBRAS CULTURAL
A Petrobras é uma empresa que tem como parte de sua história o apoio contínuo à Cultura, iniciado há mais de 40 anos. O Programa Petrobras Cultural contribui ativamente para o desenvolvimento do setor, por meio de seleções públicas e projetos convidados, mantendo presença e diálogo com a sociedade. Nessa trajetória, a nova parceria com o projeto JAM no MAM marca uma nova fase do Programa, reforçando sua presença em Salvador. O programa também está presente em outros projetos, tais como, a circulação de shows, MPB em Movimento, a exposição de grande porte Armorial 50 – que chegará em breve em Salvador, o espetáculo musical Clara Nunes, A Tal Guerreira e muitas outras novidades que estão por vir, como os projetos que integrarão o Programa através da Seleção Petrobras Cultural, que recebeu mais de 8.000 inscrições de todo o Brasil.