Nos últimos anos, a voz de Joelma Silva espalhou sua melodia pelo mundo até alcançar uma estrada onde a cantora, agora como simplesmente Jó, percorre as entrelinhas da sua identidade artística e lança o EP “Ao Meu Alcance”.
É o primeiro trabalho solo de uma profissional da música que há mais de 25 anos atua como backing vocal de nomes como Daniela Mercury, Carlinhos Brown e Claudia Leitte, artista a qual ela acompanha atualmente. Assim, Jó pousa seu canto, agora em terreno próprio, impregnado das memórias dos muitos vôos e das mais ricas referências.
O trabalho traduz a experiência de quem deu vida a muitas partituras, ritmos e composições e agora formata uma alquimia musical particular, onde sua voz e personalidade dão o tom das suas escolhas.
“É o pop mesclado com samba reggae, samba afro e samba funk, enfim uma mistura de ritmos que eu venho submetendo à minha identidade e criando uma música dançante pautada naquilo que me emociona”, comenta a cantora que contou com a direção musical do músico Marcos Sena.
O EP sai classificado dentro dos gêneros pop, samba reggae e world music. Entre os acontecimentos que motivaram a artista a escrever essa nova página, um deles é participação na canção Parceria com o cantor Saulo, no álbum da Banda Eva, CNRT – Conexão Nagô Rede Tambor.
“Ele me convidou com tanta convicção da minha voz como solista que aquilo me chamou atenção. Na verdade, ao longo da minha carreira, sempre tive o incentivo dos artistas com quem trabalhei e dos colegas e amigos de profissão, até os mais críticos, para apostar nesse caminho”, revela.
Para se permitir o novo vôo, o primeiro passo foi escolher as canções para colocar sua voz na gravação do EP. Dando nome ao novo trabalho, uma das músicas é a inédita Ao Meu Alcance, de Ramon Cruz. Outra inédita é Se não for pedir demais, de Eva Cavalcante, Alvaro Pinho (Alvinho) e Samir Trindade. Já entre as releituras, estão Rede, de Alain Tavares e Gilson Babilônia, interpretada por Daniela Mercury, e Maria de Verdade, de Carlinhos Brown, interpretada por Marisa Monte.
“Ao tempo que é desafiador, também é muito prazeroso cantar sozinha e me reconhecer nesse lugar. Da minha caminhada, eu percebo que trago um pouco de cada artista com quem trabalhei, como a musicalidade e ousadia de Daniela, a atitude de Brown e a coragem de não se rotular de Claudia. É um mergulho profundo na descoberta na minha identidade como pessoa e como artista”, acrescenta.m
O show de lançamento acontecerá no dia 07 de maio na Sala do Coro do Teatro Castro Alves.
Maiores informações no Instagram @jo_musica.