Foto: Hebert Valois
“Quintal” é um álbum autoral que vem para reverenciar o samba. O novo trabalho da cantora e compositora Talita Avelino dialoga entre a fé e o ritmo do samba, resgatando a ancestralidade e a beleza da música regional brasileira.
Demonstrando as diversas facetas do ritmo binário, o álbum passeia por suas variantes, como o maxixe, o samba de roda, sonoridades de bloco tradicional de rua, samba canção, partido alto, entre outras pinceladas.
O repertório através das letras, além de ser uma homenagem ao samba, confabulam sobre desejo, amizade, boêmia, oferendas, mas também sobre devoção, respeito e saudação aos ancestrais.
A artista com o seu novo álbum e show “Quintal”, propõe um ambiente de roda de samba. O álbum tem produção musical de Dandé e os arranjos tem como base percussão, cavaco, violão de 7, trombone, clarinete e coro. Em momentos pontuais, a guitarra aparece para trazer uma sonoridade contemporânea..
“Quintal” tem a participação especial de Maria de Xindó, dona de uma voz marcante e
ancestral e é uma das integrantes d’As Ganhadeiras de Itapuã e também conta com a participação do Bloco D Hj a Oito, bloco de carnaval de rua de SSA.
O projeto conta com patrocínio da micro-empresa de arte popular brasileira PAIOL.
O show de lançamento será no dia 27 de Setembro na Sala do Coro no TCA. A apresentação tem direção artística de Dandé e Talita, iluminação de Larissa Lacerda e produção da Hora Produções e contara com participações especiais de Maria de Xindó e suas netas.
SERVIÇO:
Quando: 27 de setembro de 2022 (terça-feira), 20h
Onde: Sala do Coro do Teatro Castro Alves
Quanto: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Classificação indicativa: Livre
É terminantemente proibida a entrada após o início da sessão
Ingressos à venda no site do Sympla.
Sobre Talita Avelino
Cantora e compositora paulistana, Talita Avelino lançou o seu primeiro EP autoral “Pequena Flor” em 2013, após uma vasta pesquisa sobre a sonoridade da cultura popular brasileira. Com o seu primeiro lançamento circulou pelos estados de São Paulo, Bahia e Pará.
Em 2017 lança o álbum “Azul Bahia” através do Edital Natura Musical, nesse trabalho a artista dá uma roupagem urbana e poética aos diversos elementos de sua formação cultural ao longo de suas idas e vindas entre São Paulo e Bahia. O álbum tem produção musical de Leco Brasileiro e participações especiais de Larissa Luz e As Ganhadeiras de Itapuã. O trabalho autoral mostra uma artista romântica, pop e, sobretudo, brasileira.
Em 2018, realiza o show de lançamento de Azul Bahia em São Paulo no CCSP e com esse álbum apresentou-se na Virada Cultural SP 2018, Projeto Música no Vão (MASP), Terça da Música – SALA do CORO no TCA (com As Ganhadeiras de Itapuã), Panorama Internacional de Cinema (Música no Oliveiras Laje), Projeto LÁLÁ Lab, entre outros.
Em 2020, através do Edital do Itaú Cultural “Arte Como Respiro”, apresenta live que reúne o repertório do seu último álbum. No mesmo ano, participa da trilha sonora da série baiana “Pequenos Gigantes” exibida pela TVE, principal canal de comunicação da cidade de Salvador.
Em 2021, através da apresentação do clipe “Rio Vermelho” integra o painel dos artistas locais da Bahia no Museu da Cidade da Música.
Atualmente, a artista inicia a divulgação do seu novo álbum autoral “Quintal” com lançamento em Setembro de 2022 na Sala do Coro no TCA.