Live apresenta Selo de Origem e Programa de Certificação do Artesanato Baiano

Com o objetivo de garantir a origem do produto artesanal do estado, a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) realiza na próxima quarta-feira (7), às 15h, a apresentação do Selo de Origem do Artesanato da Bahia e do Programa de Certificação do Artesanato Baiano. O evento será realizado no canal Artesanato da Bahia no YouTube e contará com uma importante homenagem ao artesanato mineral.

A live contará com as participações de Davidson Magalhães, secretário da Setre, e Dinoélia Trindade (foto abaixo), mestra artesã em renda de Bilro. O papo será mediado por Luciana Embilina, coordenadora de Fomento ao Artesanato da Setre/Bahia, e por Teresa Carvalho, diretora de projetos da Fábrica Cultural. O Programa de Certificação visa contribuir com a preservação de produtos tradicionais, estimular o desenvolvimento de propostas inovadoras, além de favorecer o aprimoramento dos processos produtivos e estimular a elevação da qualidade técnica.

“O programa é parte de um conjunto de ações estruturantes desenvolvidas pelo Governo do Estado para fortalecer o segmento, através do incentivo à qualificação, apoio à comercialização e fortalecimento das associações, contribuindo para melhoria da renda dos artesãos”, destaca Davidson,que reforça que, para ser contemplado com a certificação, o produto deve ser submetido à avaliação, respeitando critérios como identidade cultural, qualidade, inovação com equilíbrio, adequação econômica, eficiência logística, identidade visual, adequação ergonômica e respeito socioambiental. As inscrições devem ser feitas através do e-mail [email protected], com o seguinte assunto: “Inscrição Programa de Certificação”.