LOURRANI BAAS apresenta a sacralidade do Mar na Casa de Criadores

LOURRANI BAAS apresenta a sacralidade do Mar na Casa de Criadores


Primeira vez desfilando no maior evento de moda autoral da América Latina, a baiana LOURRANI BAAS apresentará uma coleção inspirada no mar e focada no reuso de materiais.

O desfile que acontece no dia 26 de julho na Casa de Criadores – São Paulo, ainda conta com o lançamento do Movimento The Free Size, em parceria da Aliança Sem Estereótipos.

A fashion designer nascida no recôncavo baiano homenageia as divindades das águas, uma coleção que celebra o Mar como símbolo de respeito ancestral, poder e beleza.

A inspiração não trata apenas das sereias e mistérios aquáticos, mas também, todo poder de transmutação e vida que as águas podem originar.

“Água é movimento, sabedoria, força e transformação”, diz a estilista.

A indústria da moda enfrenta um desafio urgente: conciliar criatividade e sustentabilidade, enquanto reduz o seu impacto negativo no meio ambiente.

Dados alarmantes indicam que o Brasil descarta mais de 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis por ano e a emissão de gases de efeito estufa relacionada ao universo fashion e de vestuário, já atingiu o índice de 2,1 bilhões de toneladas em 2018, segundo o relatório “Fashion on Climate”, da Global Fashion Agenda e McKinsey and Company.



A LOURRANI BAAS COUTURE (@baascouture), marca brasileira de puro dendê e requinte, foca no design sustentável e circular para ressignificação de materiais têxteis descartados em peças novas e exclusivas.

A missão é remodelar o conceito do luxo moderno, mostrando que a sustentabilidade e a moda podem coexistir, fortalecer e transcender o futuro. Nesta coleção, 90% dos insumos utilizados foram originados de descartes da produção industrial e/ou brechós/bazares, visibilizando a necessidade de um olhar mais atento e sensível à Economia Circular e Criativa no nosso país..

Cada nova peça carrega na sua essência a herança e história do seu passado. Conectando inovação e tecnologias ancestrais, a Lourrani apresenta o seu UPYCLING COUTURE, com criações disruptivas e vanguardistas, originadas de muito estudo e pesquisas, ao mesmo tempo que cruza metodologias de reaproveitamento junto a valor agregado comercial, tendências e informação de moda.

Focando em jornadas brilhantes e “mulheres que voam”, o desfile também marca o lançamento do Movimento Global The Free Size (@thefreesize #padraozero), em parceria com a Aliança Sem Estereótipos (Unstereotype Alliance), coalizão global de marcas, empresas e entidades da indústria de marketing e propaganda coordenada por ONU Mulheres para enfrentamento de estereótipos na comunicação.

A missão é vencer as barreiras de diversidade e inclusão social, celebrando a diversidade de corpos reais, destituindo padrões opressores de beleza.

“As grandes revoluções começam com pequenas ações. Celebre o seu corpo todos os dias.”. Com quase 10 anos de ativismo na luta contra a gordofobia, a Lourrani acredita que este é um cenário crítico. Hoje, as necessidades de reposicionamento de ações e reafirmação da importância da representatividade dos corpos reais na moda e na mídia são latentes.

“Em um momento, onde a ditadura da magreza extrema ressurge como único referencial ao “belo”, é preciso nutrir as fontes de pluralidade do “body positive” e mais uma vez, fortalecer a liberdade dos corpos com curvas para desafiar a discriminação de estereótipos impostos pela sociedade”, confirma a designer de moda e publicitária.

Sobre Lourrani Baas (@LourraniBaas):
Nascida no Recôncavo Baiano, Lourrani é uma expert premiada em design circular e sustentável, referência em upcycling luxo e moda autoral plus size. Sua metodologia “Costuras Invisíveis” foca no reaproveitamento de resíduos têxteis e capacitação de mulheres de comunidades vulneráveis, com ênfase no empreendedorismo feminino. Ao longo da carreira, colaborou com organizações como ONU Mulheres Brasil, Brazil Conference at Harvard & MIT, Instituto C&A, Instituto Loja Renner, Sebrae Nacional e Consulados e Embaixada Americana, consolidando-se como referência na moda responsável.