A escritora baiana Mabel Velloso tem três livros infantis reeditados, de uma só vez, pela Pingo de Ouro: O trenzinho azul, com ilustrações de Júnior Caramez, Medo do escuro, ilustrado por Ana Hidalgo e Cavalinho de pau, ilustrado por Paula Kranz. Todos trazem histórias cheias de imaginação e poesia para as crianças pequenas e que estão começando a ler.
Em O trenzinho azul, a professora, educadora, poeta e cordelista fala sobre um trenzinho que sai, feliz, feliz, em viagem para ver o mar, mas parece que ninguém reparou que ele se arrumou todo para isso. Ou será que reparou?
O medo é um dos temas fundamentais, tanto para educadores, como para pais e responsáveis, e a escritora no livro vai nos falar do Medo de Escuro, como uma das primeiras aventuras de quase todos os pequenos leitores. Quando a noite chega, o menino não quer mais brincar porque tem medo do escuro. A autora pergunta: será que a escuridão é tão assustadora assim?
E, para contar sobre um menino que ganha um cavalinho de pau de presente e não está muito certo se ele é de brinquedo ou de verdade, nasceu Cavalinho de pau, reunindo sonho, imaginação e poesia.
Sobre a autora
Mabel Velloso nasceu em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano. Filha de dona Canô e seu Zeca, ela começou a escrever ainda menina, guardando nos seus cadernos tudo o que a encantava ou aborrecia. Quando cresceu, teve três filhas cheias de personalidade e se tornou professora e educadora. Durante mais de trinta anos, Mabel ensinou às crianças o valor do conhecimento e a importância de saber ler e escrever. Depois, nas voltas que a vida dá, começou também a publicar livros, primeiro de poesia e depois para os seus alunos, porque percebeu que os meninos e as meninas das escolas da Bahia, em sua maioria negros, quase só conheciam a Branca de Neve, a Bela Adormecida e outras personagens dos contos de fadas que vieram da Europa. Mabel também é cordelista e avó de Jorginho e Anna Luiza, já crescidos, e bisavó do pequeno Martim. Pela Pingo de ouro publica O trenzinho azul, Medo do escuro e Cavalinho de pau.