
Cristiele França é um dos nomes à frente da transmissão
A Macaco Gordo e o Grupo Metrópole apostam, mais um ano, na transmissão e cobertura do Carnaval de Salvador. “Salvador Carnaval do Brasil” vai reunir um time de repórteres e apresentadores para apresentarem ao público todos os pontos da festa, até o último dia da folia em Salvador, na terça-feira (04). Com câmeras na rua que fazem uma transmissão imersiva, mostrando também o ponto de vista dos foliões, “Salvador Carnaval do Brasil” une história, tradição e inovação ao ser a única transmissão que mostra a saída do bloco Ilê Aiyê, no Curuzu, a Mudança do Garcia, além de estar nos circuitos Dodô e Osmar.

A transmissão teve início já nos eventos de pré-Carnaval, no Fuzuê, Furdunço, A Melhor Segunda-Feira do Mundo e Pipoco. Quando somadas as transmissões e materiais nas redes sociais, o projeto já acumula mais de três milhões de visualizações e mais de 20 milhões de impressões, só nestes quatro primeiros dias, superando os números do ano passado, impulsionadas pelo humor irreverente dos apresentadores Gloria Maciel e Matheus Buente, conectando humor e informação.
O estúdio de transmissão será montado no Campo Grande. Por lá, nomes conhecidos do jornalismo e do entretenimento baiano comandam a apresentação e dão detalhes sobre o Carnaval e informações sobre as atrações. Cristiele França, Val Benvindo, Kamille Martinho, Danielle Campos, Júlia Lordelo, Daniel Ferreira e Dom Chicla estão no time de cobertura. Professor de história com mais de 253 mil seguidores no Instagram, Matheus Buente seguirá como parte do time, junto a Gloria Maciel, atriz sucesso nas redes com 203 mil seguidores.
Além disso, pelo segundo ano consecutivo, a Macaco Gordo e o Grupo Metrópole vão premiar as melhores performances do Carnaval 2025 no Troféu Axé – Canto do Povo de um Lugar, nas categorias Destaque, Conjunto da Obra e Música do Carnaval.
Os vencedores serão contemplados com réplicas das famosas Gordinhas de Ondina, como são conhecidas as esculturas “As Meninas do Brasil”, de Eliana Kertész, ponto turístico da cidade, posicionadas ao fim do circuito Dodô. Em 2024, o troféu foi para Ivete Sangalo, com a música do Carnaval (por “Macetando”) e o Ilê Aiyê, pelo Conjunto da Obra. Os vencedores resultam de uma equação que une votação popular e um time de convidados que formam o júri: Jarbas Bittencourt, Elisio Lopes Jr, Piti Canella, Fred Dantas, Bira Marques, Val Benvindo, Irá Carvalho, Laurinha Arantes, Alfredo Moura e Maurício Habib.
A estreia da transmissão multiplataforma em 2024 alcançou números estratosféricos, quando somadas a transmissão no Youtube e redes sociais. Durante as mais de 100 horas de transmissão, os conteúdos alcançaram 3 milhões de usuários e mais de 10,5 milhões de visualizações. O projeto apareceu 30,7 milhões de vezes. A transmissão começou com a Enxaguada do Brown, no dia 02 de fevereiro, seguindo pelo Fuzuê, Furdunço, Melhor Segunda-feira do Mundo, Pipoco, abertura do Carnaval e os seis dias oficiais da festa. Foram mais de 100 profissionais atuando no projeto, com mais de 20 câmeras exclusivas — na rua, direto da pipoca e até fixas em alguns trios.
Referência em projetos audiovisuais para a música e artistas baianos, a Macaco Gordo apresentou ao público outra novidade na temporada. O “Groovadinho de Verão” une música e bate-papo sob o comando do apresentador Dinho Júnior entrevistando cantores baianos, com episódios todas as quintas-feiras, às 12h, no canal da produtora no Youtube. Além da conversa de Dinho com os artistas, o “Groovadinho” lança também o show completo que cada atração apresenta.
A estreia contou com a participação de Igor Kannário, seguido de Xanddy, Cláudia Leitte e Psirico. “Groovadinho” traz ainda as participações de Alinne Rosa, Tonny Salles, Ara Ketu, Pagod’arte e Parangolé.
Sobre a Macaco Gordo
A Macaco Gordo é uma produtora de conteúdo audiovisual baiana, apaixonada por contar histórias de maneira única e impactante. Com uma vasta experiência em projetos de publicidade e cinema, com destaque para o longa-metragem AXÉ – Canto do Povo de um Lugar, é também responsável pela produção e direção de projetos musicais de grandes artistas nacionais, além de conteúdos para TV e Internet.