Shows em um cenário que se assemelha à sala de uma casa e artistas e fãs dividindo o mesmo ambiente. Essa é a ideia por trás do Macaco Sessions, que lança a segunda temporada nesta sexta-feira (14), com Ivete Sangalo (assista no YOUTUBE, a partir das 20h). A fórmula foi uma aposta do diretor Chico Kertész e o sucesso é atestado pelos números estratosféricos colecionados na primeira fase do projeto: são mais de 31 milhões de visualizações no Youtube e mais de 23 milhões de execuções no Spotify.
Gravada em Salvador, na sede da produtora Macaco Gordo, a nova temporada conta ainda com a presença de Margareth Menezes e Parangolé, e vai passear pela história do repertório dos artistas.
No episódio de estreia, Ivete Sangalo registra clássicos da carreira e apresenta três faixas novas: “Moral”, “Petit Gateau” e “O Que Será de Nós” – esta última em um dueto inédito com Tierry, composta pela cantora, em parceria com Samir Trindade, Radamés Venâncio e Gigi Cerqueira. O álbum com as músicas apresentadas no show já está disponível em todas as plataformas – ouça: https://virginmusicbr.lnk.to/MacacoSessions. Em um momento familiar, a baiana divide o palco com a sobrinha Camila Nunes, na música “Meu Maior Presente”. A produção é uma parceria com a Iessi Entertainment.
“Eu sou a maior entusiasta desse projeto. Eu acho que a gente tem que diminuir esses espaços público-artista. Especialmente porque, no meu caso, a minha inspiração, a minha verve e a minha força vêm dessa relação mais próxima com meu público. Todas as tentativas que tentam aproximar o público da realidade da vida do artista, tanto de criar quanto de cantar e de se sentir mais íntimo, reverbera e funciona energeticamente para o artista”, celebra Ivete, ao falar do projeto.
O Macaco Sessions nasceu de uma conversa despretensiosa entre Chico Kertész, o cantor Jau e o jornalista Eduardo Bocão. A primeira temporada conta com 16 episódios com nomes como Ilê Aiyê, Daniela Mercury, Claudia Leitte, Harmonia do Samba, Saulo, Péricles, Jau, Leo Santana, Pablo e Psirico – todos disponíveis no canal da produtora no YouTube.
Ao jogar luz sobre a produção musical da Bahia, o Macaco Sessions possibilitou suprir as lacunas de grandes canções do repertório baiano e que não tinham registros de qualidade nas plataformas de áudio e vídeo. Além disso, a força do projeto é demonstrada ainda no retorno do público, sendo trilha sonora de diversos momentos entre os fãs dos artistas que já passaram por lá. O retorno do público movimenta, por exemplo, as redes sociais, com relatos que se espalham na internet desde que foi lançada a primeira temporada. No Twitter, o assunto dá margem para conversas animadas: “Já acordei ouvindo o álbum da Macaco Sessions nas alturas. Quem não gostou que lute!”, comentou o perfil @o_MatheusSantos. Já na conta @vinnifbispo, o comentário também foi de elogio: “Que coisa mais linda ver todo mundo amando e elogiando o Macaco Sessions. A gente tava precisando de um projeto como esse, resgatando as raízes, com boa qualidade completo no spotify e youtube”. @manfrinimaciel comentou, em abril de 2020: “Engatei no macaco sessions de @danielamercury e Saulo! Que sorte a minha que existe axé. Me salva há 22 anos, e nessa quarentena tem tido uma importância ainda maior”.
Sobre Chico Kertész
Chico Kertész atua na área de comunicação desde 1999. Em 2011, fundou a produtora Macaco Gordo, que desde então vem se destacando não apenas na publicidade, mas especialmente na realização de conteúdos da área musical. Chico é também o diretor e co-roteirista de ‘Axé – Canto do Povo de um Lugar’ (2017), filme que retrata a história da Axé Music através de depoimentos de diversos agentes do movimento e imagens raras de arquivo. O filme, ganhador do prêmio de Melhor Documentário do Festival Independente de Viena, recolocou a cena em evidência nacional e auxiliou as gerações mais novas na compreensão da história, legado e grandeza da cultura carnavalesca da Bahia. Foi indicado aos prêmios de Melhor Documentário Internacional e Melhor Diretor em Documentário no Festival World of Cinema London. Participam do longa nomes como Caetano Veloso, Daniela Mercury, Olodum, Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Luiz Caldas e outros.
Sobre a Macaco Gordo
A Macaco Gordo é uma produtora de conteúdo audiovisual baiana, com perfil criativo que desenvolve conteúdos exclusivos baseados nas necessidades de seus parceiros. Além de atuar na Publicidade e no Cinema, com destaque para o longa metragem AXÉ – Canto do Povo de um Lugar, é também responsável pela produção e direção de projetos musicais de grandes artistas, além de conteúdos para TV e Internet.
Sobre a Iessi Entertainment
Modernidade, responsabilidade, empreendedorismo e transparência. Essas são algumas das palavras que definem a Iessi Entertainment, fundada em 2013 e responsável desde então pela gestão da carreira de Ivete Sangalo. Entre as atribuições da empresa, que tem Fábio Almeida como diretor comercial, a Iessi tem em seu portfólio produtos como licenciamentos, administração de carreira artística, contratos publicitários, gravações de álbuns e conteúdos, produção de eventos, shows, turnês e, mais recentemente, as lives. Com direção administrativa de Cynthia Sangalo, a Iessi se especializou em comercialização e disseminação de conteúdo artístico, através de parcerias com diversos players, se adequando a cada linguagem e expressão artística. Além disso, claro, assina a realização de diversos projetos da carreira de Ivete Sangalo, e de todos os projetos autorais, shows especiais como o lançamento, “Ivete Sangalo Live Experience” gravado em SP no estádio Allianz, e as lives realizadas pela cantora, em 2020, como a “Live em Casa”, e 2021, como “O Trio”, ao lado de Claudia Leitte no Carnaval. Desde 2019, o Carnaval do Bloco Coruja passou também a levar a assinatura da Iessi Entertainment, priorizando o conforto dos seus associados e a qualidade do serviço prestado a cada um deles.