A cantora e compositora baiana Ivana Gaya lançou nas principais plataformas digitais no dia 07 de fevereiro, o seu primeiro Ep intitulado “Magia Negra”.
Com 6 faixas autorais, o ep apresenta melodias fortes em sonoridades contemporâneas e populares, cheias de elementos ancestrais: “Pode Chamar”, “Magia Negra”, “Invasão”, “A Caminho de Casa”, “Contracene, Contrarregre” e “Convite Pra Bey”.
Produzido em parceria com o compositor e guitarrista Jotaerre, “Magia Negra” tem a finalidade de quebrar o conceito que foi socialmente construído em torno dessa expressão.
Ivana traz na letra da música que dá nome ao Ep, uma desconstrução e reconstrução do termo: “a magia negra está na prosa e poesia de Carolina de Jesus, está na coragem e vanguardismo de Zumbi dos Palmares”. Além dessa proposta de desmistificação, o trabalho da cantora e compositora traz ainda a beleza da abertura de caminhos através da figura de Exu, orixá da mensagem e comunicação.
Outro tema que aparece em seus versos é o poliamor, a liberdade sexual e amorosa. Todas essas abordagens e elementos sonoros que vão da música popular e da percussão ancestral ao eletrônico formam a “Magia Negra” de Ivana Gaya.
“Minhas músicas falam de temas pretéritos e atuais, juntando contemporaneidade e ancestralidade, humor e questionamento e se diferencia por colocar essas questões trazendo uma sonoridade que dança como pano de fundo para a reflexão”, conta Ivana Gaya.
Acompanhe o trabalho da artista no Instagram @ivanagaya.arte.
Foto Aline Valadares
Ficha Técnica
Produção Geral (arranjos, beats, programações, samplers): Jotaerre e Ivana Gaya
Contrabaixo na faixa “A Caminho de Casa”: Tomaz Loureiro
Contrabaixo na faixa “Contracene, Contrarregre”: Marcus Sampaio
Guitarra: Jotaerre
Mixagem: Jotaerre
Masterização: Marcus Sampaio