O ano de 2024 tem sido de muito trabalho e celebração para a Giro Planejamento Cultural. Além de completar 10 anos de uma atuação consistente e de relevância no mercado da música baiana, a sócia-fundadora da produtora, Joana Giron, foi selecionada para o maior encontro da indústria musical, o WOMEX 2024, que realizará sua 30ª edição de 23 a 27 de outubro, em Manchester e será a única produtora cultural representante de Salvador no evento. “Para Giro é muito importante estar em espaços como esse da maior feira de negócios música do mundo, pensando no trabalho que a gente vem fazendo ao longo desses 10 anos de fortalecer essa nova cena da música da Bahia”, comenta a gestora.
Joana Giron vai levar, para a maior feira de música do mundo, o nome da sua empresa de produção cultural Giro, da qual é sócia junto com Gabriela Rocha, representando importantes nomes da nova cena musical de Salvador e o projeto Giro Conecta, plataforma que pensa e executa ações estruturantes para o setor, conectando a música afrodiaspórica a partir de artistas da cena musical da Bahia, com artistas de outros países da América Latina e África. “A nossa expectativa é muito grande de ocupar esses espaços e com isso contribuir para ampliar o alcance internacional da música da Bahia e para colocar Salvador cada vez mais como ponto de encontro da música do Atlântico sul”, comenta Joana.
Giro movimentando a cena – Assim como a própria dinâmica da cultura, a Giro está em constante movimento, em busca de conexões que gerem impacto social, tanto para os artistas, para os trabalhadores da cultura, quanto para o público. A Giro tem se posicionado enquanto uma produtora que atua com projetos culturais que deixam legado transformador para o mundo, através das múltiplas linguagens artísticas: audiovisual, artes cênicas, artes visuais, literatura e da música, que teve destaque entre os projetos da Giro neste ano de 2024. Afinal, a produtora fez e ainda vai fazer grandes lançamentos musicais, como: o disco “Amaríssima”, da cantora Melly, que foi indicada para o Grammy Latino; o recém-lançado álbum “Segunda-Feira”, de Sued Nunes.
Outros projetos que estão por vir, reforçam ainda mais a busca Giro por projetos que proponham a valorização da história, do legado e da ancestralidade, como o EP Salvaguarda, da Cabokaji, banda que traz a cultura cabocla indígena e baiana e um álbum póstumo de Riachão, com participação de grandes nomes da música brasileira e que tem a missão de preservar a memória desse mestre da cultura baiana e do samba da Bahia.
Sobre o Worldwide Music Expo – é o encontro musical mais internacional e culturalmente diverso do mundo e a maior conferência do cenário musical global, apresentando uma feira comercial, palestras, filmes e shows de destaque. Mais de 2.600 profissionais (incluindo 260 artistas performáticos) de 90 países se reúnem todo mês de outubro, tornando a WOMEX a principal plataforma de networking para a indústria musical mundial. Seu espectro musical é incomparável no mercado internacional de performances de showcase, variando do mais tradicional ao novo underground local global, abrangendo folk, roots, jazz, culturas locais e da diáspora, bem como sons urbanos e eletrônicos de todo o mundo.
Giro Planejamento Cultural – Sob a gestão de duas mulheres, Gabriela Rocha e Joana Giron, e sediada em Salvador/Bahia, a Giro propõe, cria, desenvolve e assessora projetos dos diversos campos da cultura. Desde 2014, são mais de 120 projetos realizados, cerca de uma centena de eventos e mais outra centena de ações formativas, gerando mais de 6 mil empregos diretos e alcançando mais de 1 milhão de pessoas em mais de 45 cidades do Brasil e de outros países. São números que contabilizam uma rotina comprometida com resultados sólidos, mensuráveis, visíveis, com capilaridade e expansão internacional.