O Verão em Salvador é o ano inteiro. Isso todo mundo já sabe! Mas será que todos conhecem os picos da cidade para aproveitar toda luz que a invade?
Temos uma orla extensa com uma ciclovia sensacional, praias callientes e muitos parques vivos, porém pouco aproveitados.
O Site Uran foi conhecer recentemente um desses lugares que precisam se vividos por crianças, adultos e apaixonados por natureza.
Nosso rolê pela cidade começou pelo Parque das Dunas, maior parque urbano de dunas, lagoas e restinga do Brasil, pico que merece destaque ainda, por sua localização privilegiada entre a Praia do Flamengo e Lauro de Freitas, além de ser um verdadeiro celeiro de vida.
“Enquanto educador físico para mim realmente foi uma experiência incrível visitar o parque das Dunas. Fiquei impressionado como conseguem manter a preservação do parque, mesmo sem nenhum apoio federal e com o rápido crescimento da população no entorno. Além disso achei super relevante, transmitirem informações de extrema importância, visando o bem estar dos seus visitantes. Com orientações de hidratação e uso de chapéu , camisa de manga comprida, protetor solar e calçado fechado. Outro ponto que me chamou atenção foi o sistema de segurança. Em casos de alguém não se sentir bem durante o trajeto, um rádio é passado para central com a informação e imediatamente são enviados quadriciclos ao local para o resgate. Sendo isso, imprescindível e mostra quanto o parque se preocupa também com quem o visita. Além disso a caminhada, com os percursos de 3km, 5km e 8km, é uma excelente atividade física que trás ótimos benefícios, como por exemplo, o ganho de condicionamento físico. Sem dúvidas, a visita é uma experiência única, ótima opção para quem procura um programa diurno, de contato direto com a natureza e para todas as idades” declarou Grego.
Aberto de segunda à sexta das 7h às 17h, o parque tem como objetivo maior, preservar uma das áreas mais lindas da capital baiana, destaque em canções célebres como “Dunas” da cantora Rosa Passos.
“Quem sair do Abaeté
rumo à praia do Flamengo
não de carro mas a pé,
pelas dunas, mato a dentro
há de ver belezas tais
que mal dá pra descrever:
tem orquídeas, gravatás,
água limpa de beber”
Lagoas perenes, trilhas interpretativas para contemplação, ideais também para práticas de corrida e atividades de yoga, meditação em mirantes e torres. Uma escola viva de conhecimento sobre nossa fauna e flora.
Gaviões, carcarás, corujas, lagartos, aranhas e quem sabe cobras e jacarés poderão ser avistados na visita. Mas, fique tranquilo que os animais não curtem as trilhas e os profissionais/guias estão preparados para todo suporte e apoio necessários para um passeio tranquilo e rico.
”Conhecer o Parque das Dunas foi sem dúvidas uma das melhores coisas que fiz em 2020. Uma experiência singular que me fez refletir em vários aspectos, a começar pela necessidade de valorizarmos ainda mais a nossa terra, a flora, a fauna, a natureza em si. Me sinto grata por esse privilégio que é estar tão perto desse parque repleto de riquezas naturais, boas energias e pessoas incríveis” contou a pesquisadora Acácia Pereira.
Inclusive salas com exposição de fotos da fauna e flora, animais empalhados, horto para manutenção de espécies da região e todos os informes sobre o Parque que possui mais de 6 milhões de metros quadrados de restinga preservada nos 25 anos do mesmo, disponibilizados nas salas de entrada ao local, assim como no site unidunas.com.br.
Para agendar a sua visita, comemorar aniversário, grupos de amigos, escola.. e tudo mais, basta enviar e-mail para [email protected] ou whats 71 98888 0188
Lembrando que o parque está recebendo grupos e visitas agendadas, com todos os protocolos de segurança e higiene dos órgãos competentes.
Mais informações no Instagram @parquedasdunassalvador.
Fotos Fábio Alves e instagram