Primeira Festa Literária reúne escritores e artistas na ilha de Boipeba

Conhecida pela tranquilidade e pelas praias paradisíacas, a Ilha de Boipeba, em Cairu, na Bahia, realizará sua I Festa Literária nos dias 22, 23 e 24 de setembro.

Com o tema “Boipeba Lê e tem história para contar”, o evento pretende reunir escritores, artistas, contadores de histórias, jornalistas, tanto da ilha quanto de fora, com o intuito de criar um contexto literário para a ilha, valorizando a cultura local, as histórias que tornam Boipeba um lugar tão especial sem perder de vista as discussões sobre literatura no Brasil.

“É um respiro, uma esperança de cultura nestes tempos tão desmotivantes. Participo de muitos encontros literários pelo Brasil e, pra gente, é uma alegria enorme trazer esse encontro a Boipeba”, comenta Manoela Ramos, escritora, moradora de Boipeba, e uma das organizadoras do evento.

Lucas Matos

Para a programação, já estão confirmados nomes como o poeta Lucas de Matos, escritor e produtor cultural Paulinho Lima, o roteirista Fil Braz (“Minha mãe é uma peça”, “Tô ryca”), Maíra Guedes (com a performance poética de Coralina), a jornalista Midiã Noelle, o escritor Uarlen Becker, o vereador e escritor boipeba Weslley Magno e o contador de história, o Siri.

Weslley Magno

No evento, estão programados também uma mostra de artes visuais e a exibição de uma série de documentários que contam a história de Boipeba. Haverá também um Feira de Livros, Sarau, e um caruru literário comandado pela chef Juliane Martinez, pesquisadora de comidas de terreiro e ancestralidade.

Dão Black

Todos os dias acontecerão apresentações musicais e já está confirmado o nome do cantor Dão e do grupo de mulheres de Boipeba, o Raízes do Mangue.  O evento é totalmente gratuito e aberto ao público.

Fil Braz

“É um evento que tem a tarefa de inspirar, de gerar emprego, renda, de movimentar o turismo e a vida de uma comunidade utilizando a literatura e as artes, em geral, como principal motor. Estamos precisando imaginar outras formas de vida, de sociedade, de país e a literatura é nossa aliada. “Os livros mudam as nossas vidas”, pontua Gilvan Reis, um dos coordenadores do evento junto a Manu e Cátia Suzete.

Em breve, serão divulgados outros nomes. Para acompanhar as novidades, siga o perfil da FLIPEBA no instagram @flipeba

Serviço
O que: Feira Literária de Boipeba
Quando: 22, 23, 24 de setembro
Onde: Ilha de Boipeba
Mais informações: [email protected]

Foto destaque: Manoela Ramos e Pedro Ramos, estudante de História, nativo e apaixonado por livros, ao lado de uma das gelotecas da ilha de Boipeba.

About Uran Rodrigues 10198 Articles
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.