Mário Soares traz violino afrodiaspórico em “Alujá em Andaluzia” primeiro single da carreira solo

Foto Hede Novaes

Luz e sombra. Consciente e inconsciente. Realidade e fantasia. Esses e muitos outros antagonismos dão a tônica da composição “Alujá em Andaluzia”, single que marca a estreia da carreira solo do compositor e violinista Mário Soares, a ser lançado no dia 11 de fevereiro, nas principais plataformas digitais de música (pre-save disponível). A música conta com a participação do clarinetista Ivan Sacerdote e anuncia um momento importante para a carreira do artista: o lançamento do seu primeiro EP ainda no primeiro semestre de 2022. Também no dia 11/02, será lançado um vídeo no YouTube, que foi gravado na Sala do Coro do Teatro Castro Alves.

“Alujá em Andaluzia” é uma “conversa”, um “duelo” harmônico, melódico e rítmico entre o violino de Mário Soares e o clarinete de Ivan Sacerdote. Como o próprio nome da música sugere, o diálogo entre os instrumentos traz o conceito e as referências da música de matriz africana e da música hispânica. A Espanha foi um ponto de encontro para os dois músicos, que beberam, cada um no seu ponto de vista, da fonte da cultura musical europeia. A instrumentação da obra é composta também por Beatriz Sena e Tiago Nunes (percussão); Felipe Guedes (violão) e Nino Bezerra (contrabaixo). “Falo de leveza dentro do contexto social que estamos e de afetos, mas com uma intencionalidade de revelar esse violino de influências africanas, das raízes rítmicas, mas também com influências europeias. Além disso, tem muita influência de ritmos populares, desse cancioneiro das minhas raízes, do que tenho escutado, que formam a minha identidade artística”, conta o compositor.

“Os instrumentos em sua conversa, harmônica, melódica e rítmica, representam o que socialmente temos dentro das estruturas convencionais, das lutas de classe, relações afetivas, socioculturais e políticas. Essa conversação dos instrumentos representam o que temos na estrutura social: afetos, desafetos, alegrias, tristezas, frustrações, contentamentos, conquistas, derrotas, ela vai muito nesse campo e a gente está vivendo um momento na humanidade que se a gente não refletir sobre isso a gente não evolui”.

O conteúdo audiovisual proposto, completa a atmosfera estética que Mário Soares busca para apresentar seu primeiro trabalho solo, os shows, a estética, iluminação e a instrumentação. “Esse trabalho vai representar uma vontade e um desejo de externar para o mundo composições que tenho feito. Essas composições são uma forma consciente e inconsciente de como eu lido com esse mundo. Elas acabam que entram num ciclo: o que mundo influencia em mim, o que eu absorvo e o que eu devolvo para ele as coisas que eu sinto”, adianta Mário sobre o que vem aí.

Mário Soares é mestre em performance pela Universidade Federal da Bahia, violinista e compositor, negro baiano, nascido em Itaparica cuja a ancestralidade quilombola se faz presente em seu processo criativo. Tem atuado, ao longo da sua trajetória, nos campos da Música Popular e da Música de Concerto (Orquestra Sinfônica da Bahia). Seu trabalho propõe suas influências musicais e artísticas cujas referências partem dos ritmos e estética afro diaspóricos, juntando-se a isso, “cores” da música de concerto e “sabores” de alguns elementos de música étnica através do violino e seus desdobramentos.

 

FICHA TÉCNICA “ALUJÁ EM ANDALUZIA”

Composição Mário Soares Feat. Ivan Sacerdote

Arranjos: Mário Soares e Felipe Guedes

Direção musical: Mário Soares e Felipe Guedes

Músicos: Beatriz Sena e Tiago Nunes (percussão); Felipe Guedes (violão) e Nino Bezerra (contrabaixo)

Captação de Som: Beto Santana e Vavá Furquim

Mixagem e Masterização: Caji

Direção de Audiovisual: João Tatu

Produção Audiovisual: Milena Raynal

Operadores de câmera: Lucas Leawry e Marcos Alexandre

Fotografia: Heder Novaes

Montagem de Palco: Emerson de Jesus e Felipe sousa

Iluminação: Antônio Marcos de Sousa

Direção de Figurino: Caroline Alves

Mário soares veste katukaafricanidades

Projeto gráfico: Van Alvin

Direção de arte: Caroline Alves e Mário Soares

Produção Executiva: Caroline Alves

Gestão de Mídias Sociais: DasÁguas – Aline Valadares; Vic Zacconi; Flora Tavares e Tiago Santos

Assessoria de Imprensa: DasÁguas – Aline Valadares e Átila Barros

 

Realização Soares produções

*Agradecimento à Rose Lima (Teatro Castro Alves)

 

SERVIÇO:

Lançamento de “Alujá em Andaluzia”, de Mário Soares feat. Ivan Sacerdote

Data: 11/02

Vídeo no ar 12h, no canal do YouTube: www.bit.ly/YouTubeMarioSoares

Pre-save nas plataformas de streaming: https://onerpm.link/706274685658

Sobre Uran Rodrigues 10198 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.