Monique Evelle lança seu 1º livro na Virada Sustentável Salvador

O Jornalista, empreendedora especializada em negócios sociais e curadora de conteúdo, a baiana Monique Evelle lança seu primeiro livro, “Empreendedorismo feminino: Olhar estratégico sem romantismo”, da Coleção Reflete o Feminino, durante a Virada Sustentável Salvador, em novembro.

“Eu sou bem barrista, sou de Salvador e o primeiro lançamento precisava ser aí e na Virada Sustentável, porque sustentabilidade não é só ambiental. É preciso olhar também para todos os lados: social, econômico e cultural”, afirmou ela, que é nascida no Nordeste de Amaralina.

“Vai ser incrível poder compartilhar meus pensamentos, contribuir e, de alguma forma, acrescentar para cidade e as pessoas”, comemorou.

A partir de experiências pessoais, a publicação aborda o cenário e caminho de quem deseja empreender no Brasil e propõe reflexões sobre o que é gerir um negócio e como torná-lo positivo para todos ao redor.

“O foco principal são as mulheres, porque tem uma questão de fortalecimento de autoestima, de falar a real. Claro, os homens vão se sentir contemplados, provavelmente, mas, focando nas mulheres, acho que posso ser mais assertiva, porque a maioria dos livros são muito genéricos”, explicou.

O livro perpassa todas as etapas de um negócio: das análises de contexto, estratégia e precificação, ao relacionamento e comunicação, com dicas de ferramentas e, principalmente, um olhar atento para o que se passa no mundo.

“Eu falo muito dos inventores múltiplos; se eu criei algo aqui, provavelmente outra pessoa já criou a mesma coisa, em outro lugar do mundo ou até mesmo do Brasil, e a gente não sabe. Ou criou no mesmo dia, lançou no mesmo dia. Então, é muito isso de ficar antenado pra não achar que a gente está inventando a roda. E isso é interessante também pra gente ver novos modelos de negócios”, destacou Monique, que foi reconhecida pela Forbes, em 2017, entre os 30 jovens empreendedores e criadores, abaixo dos 30 anos, que estão transformando o mundo (“30 under 30”).

Em seu vasto currículo, Monique Evelle foi finalista do Troféu Mulher Imprensa 2018, na categoria Melhor Reportagem Especial sobre Mulheres, e viajou o país pesquisando sobre Inovações Políticas nas Periferias pelo Instituto Update e GloboNews.

Com passagens pelo Profissão Repórter, da Rede Globo, e no time de novos negócios da Bossa Nova Group, ela também é idealizadora e sócia de diferentes negócios de comunicação, educação e empreendedorismo sustentável, a exemplo do Desabafo Social e Evelle Consultoria. Já fez três TEDx, participou do Conectados Al Sur, Global Symposium Artificial Intelligence & Inclusion, da Universidade de Harvard, e é sócia da Sharp e Agência Responsa. Em 2018, no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, estrelou o 1º episódio da web série documental “Os Originais”, do Netflix.

“Eu tô ansiosa e, ao mesmo tempo, querendo saber o que as pessoas vão achar, porque escolhi uma linha muito sincera, talvez até um ‘sincerocídio’. Abri meu coração por tudo que passei nesse meio de empreendedorismo e fui a mais transparente possível, sem papas na língua, pra poder comunicar o que eu realmente queria”, afirmou, do alto dos seus 25 anos.

 

A Virada – Maior festival de cultura, mobilização e educação para a sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável será realizada nos dias 08, 09 e 10 de novembro, ocupando diversos espaços da cidade. Com o tema “O Centro Pulsa – a vida em movimentos”, a proposta é resgatar as raízes históricas e culturais de fundação da primeira capital do Brasil e de formação da sua gente, com uma programação inteiramente gratuita, plural e diversificada, que retrate a multiplicidade de Salvador enquanto organismo coletivo e sob um viés mais inclusivo e participativo. O edital para inscrição de projetos está disponível até 11 de outubro, em www.viradasustentavel.org.br.

 

Ano passado, a Virada promoveu mais de 250 atividades, espalhadas em 50 locais, de Itapuã a Cajazeiras, do Rio Vermelho ao Centro Histórico, do Subúrbio ao Santo Antônio Além do Carmo, passando pelo Solar do Unhão, Gamboa, Ladeira da Preguiça, Feira de São Joaquim, Federação, Morro do Gavazza, Barra e o Parque da Cidade, reunindo um público de mais de 45 mil pessoas.

 

Em sua 3ª edição na capital baiana, o Festival, via Lei de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio da CMPC e Uber Eats, e o copatrocínio da Liberty Seguros. Conta também com o patrocínio do Governo do Estado, através do Programa Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, apoio institucional da Prefeitura Municipal do Salvador, e a parceria do Salvador Meu Amor. A Virada Sustentável é uma correalização do Instituto Virada Sustentável e Rede AMO de Comunicações Socioculturais, realização da DaCultura Projetos e Soluções, e da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Pátria Amada Brasil e Governo Federal.

 

Serviço:

Virada Sustentável Salvador 2019 – de 08 a 10 de novembro

Inscrições de projetos, ações e atividades | inscrição de parcerias ou voluntariado – até 11 de outubro

Edital disponível em: viradasustentavel.org.br

Gratuito

Dúvidas e mais informações: [email protected]

Sobre Uran Rodrigues 10202 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.