O fluxo de atividades artísticas de Fábio Salmeron, anda às mil maravilhas. A nova exposição de fotografias sobre Salvador teve estreia na galeria Canizares, na Escola de Belas Artes, no início de setembro, e logo em seguida recebeu o convite de Marcelo Sá, diretor do Circuito SALADEARTE DE CINEMA, para levar as obras para uma das suas salas. Em novo percurso, as fotografias de Salmeron aportam no espaço do CINEMA DA UFBA, onde o público poderá visitar durante todos os dias, a partir dessa sexta (25/09), até o dia 12 de outubro de 2015, inclusive feriados, das 13h às 20h30.
Vale ressaltar que essa será a quarta exposição individual, além de três coletivas (uma internacional) que o artista realiza, desde que se tornou mestre em Artes Visuais, pela Escola de Belas Artes da Ufba, em março desse ano.
Em Contrariando o Ego em meio à Dúvida do Tempo, o público terá contato com 22 fotografias da cidade do Salvador, que se desdobram em mais de 44 imagens, devido a reutilização artística em diferentes suportes técnicos que se dividem em ambientes distintos. “Essa mostra revela um amadurecimento artístico, onde pude me apropriar de temas bastante complexos, para falar, discutir e provocar com uma licença poética que só a arte me proporciona,” revela Fábio Salmeron.
Um fato curioso sobre esse trabalho é que as fotografias são todas analógicas, em filme negativo, dentro de um processo de anos de pesquisa do artista que utiliza filmes em P/B vencidos, fora do prazo de validade e que seriam descartados, para realizar um trabalho em que são privilegiados o olhar em torno do objeto retratado e o resultado obtido através dos compostos químicos já deteriorados, levando em conta o clima da cidade e os locais que seriam focados, dentro de uma poética criada em torno de uma narrativa, cuja temática era a cidade de Salvador.
Dessa forma a mostra fotográfica “Contrariando o Ego em meio à Dúvida do Tempo”, sugere uma viajem por uma Salvador bucólica, nostálgica e completamente entregue aos contornos da fotografia em preto e branco e tudo que ela pode representar. “É difícil não se questionar e refletir em contato com obras que a todo momento conversam com o público, fazendo com que ele saia da zona de conforto, ou com que se entregue às obras, sendo uma extensão das mesmas, doando o seu tempo que passa a integrar o tempo da mostra”, revela Salmeron.
Serviço:
Mostra Fotográfica Individual – Contrariando o Ego em meio à Dúvida do Tempo, de Fábio Salmeron
Abertura: 25 de setembro à 12 de outubro
Hora: 13h às 20h30, todos os dias
Local: SALADEARTE Cinema da UFBA – Pavilhão de Aulas do Canela (PAC). Av. Reitor Miguel Calmon, s/nº
Entrada: grátis
Vimeo: www.vimeo.com/fabiosalmeron