Neste ano, por conta do atual cenário em que estamos vivendo, o projeto “Mulher com a Palavra” se transformou em uma série de quatro programas televisivos com temáticas sobre trajetórias, discussões e produção artística e intelectual protagonizada por mulheres.
Com direção de Dayse Porto, produção executiva de Fernanda Bezerra e apresentação da jornalista Rita Batista, a exibição irá ao ar aos domingos, das 18h às 19h, na TVE, com estreia agendada para o dia 25 de julho. Segundo a diretora geral da Maré Produções Culturais, o Mulher com a Palavra se tornou uma plataforma de amplificação das vozes das mulheres brasileiras, sendo um projeto que pode assumir diversos formatos. Em 2022, o plano é convertê-lo em um festival multicultural.
Além dos diálogos, Dayse destaca a coletividade feminina na criação e a importância de ter cada vez mais participação feminina e diversa, inclusive nas funções mais técnicas, que normalmente são atribuídas ao universo masculino. Para Rita, que já acompanha o projeto desde o início e sempre esteve comprometida com o combate ao racismo, sexismo e intolerâncias de toda a ordem, essa é uma iniciativa necessária, visto que a sociedade brasileira é machista, classista, heteronormativa, racista, homofóbica, transfóbica e lesbofóbica.
Nesse primeiro episódio que terá exibição também no youtube do projeto, o debate terá como tema ‘Afetividades’, recebendo na conversa a arquiteta e urbanista Joice Berth, a multiempresária Ana Paula Xongani e a chef de cozinha e comunicadora baiana Lili Almeida.
O projeto é realizado a partir da lei federal de incentivo à cultura com patrocínio da Avon e da Novelis. Conta com o apoio da Bahiagás e da Secretaria de Política para as Mulheres do Estado da Bahia e a realização da Maré Produções Culturais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal/Pátria Amada Brasil.