Que Nova Iorque, a cidade que nunca dorme, é incrível, disso ninguém duvida. A última novidade da Big Apple foi anunciada essa semana por Bill de Blasio, prefeito da cidade: até o final de 2015 toda a cidade de Nova Iorque vai oferecer internet grátis. Com isso Nova Iorque se torna a cidade mais conectada do mundo. Alguns bairros como Chelsea, em Manhattan, já têm internet grátis na rua, devido a um projeto piloto do Google. A novidade agora é a abrangência. O sistema “LinkNYC” foi apresentado por Blasio como sendo a mais ampla e rápida rede de internet grátis no mundo.
Não que internet grátis na rua seja uma novidade. Em Salvador, por exemplo, existem espalhados pela cidade diversos terminais de acesso – ou mobiliários urbanos. O problema é a localização deles e a velocidade da navegação. Existe, por exemplo, um terminal na Avenida Magalhães Neto, onde só passam carros, por se tratar de uma via de acesso rápido à orla. Ou seja, está lá. Mas ninguém usa, pois quase não existem pedestres, nem praças.
Bom voltemos à Nova Iorque. Lá os terminais oferecerão acesso à internet grátis 24 horas por dia, sete dias por semana, com velocidades de gigabytes, que é 100 vezes mais rápida que a média da internet pública, segunda informações da prefeitura da cidade. Além disso, vai oferecer chamadas gratuitas nos Estados Unidos. A Prefeitura autorizou a construção de até 10 mil terminais “LinkNYC”, com um raio de cobertura de 45 metros nos cinco distritos da cidade (Manhattan, Queens, Bronx, Brooklyn e Staten Island). Quer mais uma notícia sensacional? A rede, que terá seus primeiros equipamentos instalados no fim de 2015, será financiada com publicidade e não custará um único dólar aos contribuintes.