Ourives e Consultora de Imagem, Gabriella Santos é a designer por trás da marca que carrega o seu nome. A marca mineira, nascida em 2013, inova em desenvolvimento e pesquisa de técnicas para aplicação do papel em joalheria contemporânea.
As produções são coloridas e atemporais visando sustentabilidade ao buscar materiais de baixo impacto ambiental e reaproveitamento das sobras geradas no ateliê ressignificando-as ao criar novas possibilidades de aplicações para as mesmas em técnicas como quilling, nascido no antigo Egito e criações como a marchetaria upclycling e as eco-gemas, feitas em papel e que caminham na contramão do extrativismo e garimpo predatório.
A marca já esteve em cidades brasileiras como São Paulo, Brasilia, Tiradentes, Ouro Preto, Paraty, Belo Horizonte, Olinda, além de Granada – Espanha e agora em Salvador através da marca Mônica Anjos, presente no desfile da coleção “Olhos D’Água” em homenagem a escritora Conceição Evaristo.
Mônica e Gabriella
“Cada peça foi pensada para refletir a profundidade e a sensibilidade dos contos de ‘Olhos D’água’. Para isso, usei fios de metal simbolizando seus contornos poéticos e ao mesmo tempo a força feminina presente na obra. Todo o trabalho é realizado em ourivesaria artesanal e o miolo dos olhos em uma técnica própria que denomino eco-gemas, feitas a partir de retalhos de papel. Elas representam os diferentes contornos e atravessamentos do universo feminino” contou Gabriella sobre as peças criadas para a campanha.
Atualmente está presente em Belo Horizonte, no Palácio das Artes, CCBB e Mercado Central. Além do Museu “A Casa” em São Paulo, loja Ariane Almeida, em Paraty – RJ e Mônica Anjos no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira – Muncab, em Salvador.
Neli Almeida Por Lucas Assis
Aproveite para seguir no Instagram @__gabriella.santos__
Fotos Tati Freitas, Sérgio Salomão e Lucas Assis.
Foto Capa: Norildes José da Silva por Cristiano Rato