O poder da mulher e as artes no Festival Minavu no Cine -Teatro Solar Boa Vista, em Salvador

As mulheres comandarão por completo a programação do Cine-Teatro Solar Boa Vista, no bairro de Engenho Velho de Brotas, em Salvador, no próximo domingo, dia 22, em mais uma edição do Festival MINAVU. O movimento começará às 14h, quando terá início a Feira de Empreendedoras Criativas, com exibição e comercialização dos trabalhos de expositoras de manufaturas, artesanato e produtos caseiros; de artistas visuais, além produtos de cozinheiras itinerantes. A feira vai funcionar até às 20h, com realização em parceria com o CUBO Arte & Cultura e possui entrada franca.

Samira Soares
Samira Soares

Mediado pela secretária executiva do Conselho Nacional da Juventude, Tâmara Terso, o diálogo Mulheres negras: empoderamento estético movendo políticas acontecerá a partir das 16h. Para enriquecer a discussão sobre o tema, a ação contará com a participação de Samira Soares, estudante do curso de Humanidades da Universidade Federal da Bahia e membro da comissão da Marcha do Empoderamento Crespo.

Uma mostra artística vai fazer o aquecimento para a abordagem do assunto em questão. Um trecho do espetáculo Isto Não É Uma Mulata, que traz o solo performático da atriz Mônica Santana, será apresentado com a intenção de suscitar reflexões. Após o diálogo, acontecerá uma intervenção artística, originada da festa de empoderamento negro Batekoo.

Bruna Barreto
Bruna Barreto por Heder Novaes

Às 18h, as cantoras Bruna Barreto, JosyAra, Juliana Leite e Aiace, sobem ao palco para interpretar músicas que exaltam o poder do feminino. As artistas serão embaladas pela banda MINAVU, formada pelas instrumentistas Carla Suzart (baixo e direção de arte), Kamile Levek (guitarra), Dani Mota (percussão), Lorena Martins (bateria), Aline Falcão (teclado e sanfona), além da clarinetista convidada Vanessa Melo.

O Festival MINAVU busca incentivar, empoderar e conectar mulheres através da arte, promovendo uma ocupação das mulheres em multilinguagens artísticas, além de diálogos temáticos, performances e shows. Sua realização é assinada pela Multi Planejamento Cultural e Coletivo MINAVU, com apoio financeiro do Governo do Estado (Edital Agitação Cultural: Dinamização em Espaços Culturais), através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Com início no último mês de março, o festival vai até o mês de junho, somando quatro meses de ações.

 

SERVIÇO

14h às 20h – FEIRA de Empreendedoras Criativas – Curadoria CUBO arte & cultura

16h DIÁLOGO Mulheres negras: empoderamento estético movendo políticas,

com Tamara Terso, Mônica Santana e Samira Soares.

MOSTRA ARTÍSTICA Trecho do espetáculo “Isso não é uma mulata” + PerformanceBatekoo

18h SHOW – Banda MINAVU convida: Aiace, Bruna Barreto, JosyAra e Juliana Leite R$10 e R$5

About Uran Rodrigues 10198 Articles
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários