A poeta e escritora, Antoniella Devanier, lança livro inédito com sessão de autógrafos e participa de bate-papo sobre Contos no dia 28 de outubro, em Cachoeira.
“Os contos apresentam personagens ficcionais e trazem a problemática do papel feminino, do machismo estrutural, com metáforas incorporadas à narrativa psicológica com a intenção de que o leitor possa se aprofundar nas vivências das personagens e compreender a complexidade dos seus dilemas existenciais”, é assim que a poeta e escritora, Antoniella Devanier, apresenta o seu primeiro livro de contos, “O Sertão dos Olhos D’Água – Contos do Interior”, que será lançado na Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA) na versão e-book e impressa, dia 28 de outubro, às 10h, no prédio administrativo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), situado na Rua Ana Nery, 25, Centro de Cachoeira. O evento é gratuito e tem ampla programação entre os dias 26 e 29 de outubro.
A capa é do filho da escritora, Rafael Devanier, que tem apenas 13 anos e ama desenhar. O desenho sempre foi a forma de expressão que ele mais cultivou, desde os cinco anos. “Eu li todos os contos para fazer a arte e estou muito feliz ao olhar o meu desenho na capa de um livro. Antes os meus desenhos eram divulgados entre as pessoas que o adquiriam e faziam quadros em suas casas e no Instagram e agora existe a possibilidade de ampliar o alcance”.
Devanier, que foi selecionada no edital de lançamento de livro e sessão de autógrafos da Casa dos Autores Baianos, vai participar de um bate papo durante o lançamento, no qual vai falar sobre o gênero Conto e o processo de criação do livro que é resultado de uma pesquisa realizada tanto em relação à linguagem do conto quanto dos elementos da cultura sertaneja, de cidades do interior da Bahia, da realidade do cangaço, além de reunir pesquisas sobre a cultura negra e a cultura indígena. No final da programação Antoniella e Rafael Devanier abrem sessão de autógrafos para os leitores.
A obra apresenta as raízes históricas do sertão e do Brasil e a complexidade dos dramas envolvidos na trajetória existencial desses personagens. Ora com diálogos, ora com pensamentos envolvidos na narrativa, os contos apresentam estrutura eclética, mas um liame que os une.
Escritas em Trânsito com a atriz e poeta Elisa Lucinda
A poeta Antoniella Devanier também foi contemplada em uma seleção para participar do projeto Escritas em Trânsito com a atriz e poeta Elisa Lucinda, no mês de outubro. “Essas experiências ajudam a dar mais solidez à literatura e fortalece nossa capacidade de expressão por intermédio da palavra, tanto via poemas quanto contos. O objetivo é estimular a leitura, o contato com a arte poética em verso ou prosa e trazer uma revolução interna que ajuda a melhorar a sociedade”, conclui Antoniella Devanier.
Antoniella Devanier
Formada em Jornalismo pela UFBA e Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, com uma dissertação sobre a poeta portuguesa Maria Teresa Horta. É autora de dois livros de poemas individuais, intitulados “A Revolução do Orvalho” e ” A Roda”. Coordenou a “Coletânea Poética Poe’Vera”, em 2016 com a participação de 16 poetas de Salvador. Recebeu a menção honrosa no prêmio Canô Veloso pelo poema selecionado para o II Congresso sobre o Canto e a Arte de Maria Bethânia em 2015. Faz parte do Dicionário de Escritoras Brasileiras de Nelly Novaes Coelho, editora Escrituras e do Dicionário de Escritores Contemporâneos da Bahia de Carlos Yeshua. Foi selecionada no projeto Mapa da Palavra da FUNCEB-BA, em 2016, e teve haikais selecionados pela haikaista Alice Ruiz, no livro Haikai- Escritas em Trânsito, publicado em 2017.
FLICA
A maior festa literária do Norte/Nordeste, sucesso de público e mídia, consolidada em mais de 10 edições, a Flica joga luz no patrimônio histórico, artístico e arquitetônico da heroica cidade de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia.
SERVIÇO
O que: Lançamento do livro “O Sertão dos Olhos D’Água” de Antoniella Devanier
Quando: 28 de outubro, às 10h, no prédio administrativo da UFRB, situado na Rua Ana Nery, 25, Centro de Cachoeira.
Onde: Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA) – Cachoeira (BA)