A partir do dia 19 de abril (terça-feira), obras do artista cearense radicado no Rio de Janeiro, Efrain Almeida, ocupam a Capela do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). A mostra intitulada “Uma pausa em pleno voo” conta com a curadoria de Marcelo Campos e apresenta sete trabalhos do artista, que já passaram pelo Paço Imperial, no Rio de Janeiro, e Centro Cultural do Banco do Nordeste, em Fortaleza (CE).
Marcando os dez anos de encontro entre o artista e o curador, a exposição é composta por esculturas em instalações ou isolada, além de aquarelas e porcelana produzidas entre os anos de 2012 e 2016. Para a itinerância em Salvador, o artista criou diálogos específicos com a arquitetura da Capela do MAM-BA. “O fato de ocupar a Capela cria relações diretas com o interesse do artista pela religiosidade brasileira”, diz Marcelo Campos.
“Uma pausa em pleno voo” era o título do texto que Campos escreveu há anos. “Esta pausa é o momento em que o olhar congela um acontecimento frágil, efêmero. Este foi o ponto de partida para esta mostra, que começou a ser planejada há cinco anos: como o artista potencializa o pequeno gesto em algo poético que é a obra”, declara Efrain Almeida.
Entre as obras expostas consta a instalação “Uma coisa linda”, com 150 pássaros da espécie galos-de-campina, feitos em bronze policromado, distribuídos pelo piso da sala em grupos de unidades variáveis, formando uma cartografia determinada pelo artista. A instalação “10 Hummingbirds”, destaque na Frieze 2015 – uma das mais importantes feiras de arte internacional – em Londres, é composta por dez beija-flores, também em bronze policromado com tintas iridescentes, com tonalidades diferentes, fincados na parede pelo longo bico.
Efrain Almeida é natural de Boa Viagem (CE), mas vive e trabalha no Rio de Janeiro. Entre 1986 e 1990, estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e no Museu de Arte Moderna (RJ). Começou a expor em 1987, como integrante do XI Salão Carioca de Arte. Daí em diante, tem mostrado seu trabalho em centenas de cidades do Brasil, Ásia, Europa e EUA.
Em “Plátano Bordallo”, o artista reproduz em porcelana um segmento de galho com insetos, instalado de modo perpendicular à parede. Na escultura de um cisne negro, em bronze pintado com tinta acrílica, Efrain foi buscar na memória fabular dos contos de Andersen o simbolismo do cisne que se transforma em princesa.
A visitação é gratuita e pode ser feita entre os dias 20 de abril e 03 de julho, de terça a domingo, das 13h às 18h, na Capela do MAM-BA. O Museu de Arte Moderna da Bahia é uma instituição do Governo do Estado e está vinculada diretamente ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), autarquia da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA).
SERVIÇO:
O QUE: Exposição “Uma pausa em pleno voo” por Efrain Ameida
ONDE: Capela do Museu de Arte Moderna da Bahia
VISITAÇÃO: 20 de abril a 03 de julho, terça a domingo, das 13h às 18h
ENTRADA GRATUITA