Uma das mais importantes peças de teatro do dramaturgo e escritor inglês William Shakespeare, OTELO chega aos palcos de Salvador nesse final de semana , nos dias 11, 12 e 13 no Sesc Casa do Comércio com musicalidade
A trama começa quando Otelo, general em Veneza, nomeia Miguel Cássio como seu Tenente. O Alferes Iago, que sonhava com o cargo, é invadido pelo sentimento da mais pura inveja e trama uma vingança. Ao descobrir que Otelo se encontra as escondidas com Desdêmona, a bela filha do Senador, ele trama para que os dois sejam descobertos. No entanto, seu primeiro plano dá errado e os dois se casam. Na noite do casamento, a guerra em Chipre tem início e Otelo é obrigado a partir.
Desdêmona pede ao Duque para ir junto e segue com sua ama Emília, esposa de Iago. Lá, o Alferes, insufla ideias de ciúmes na cabeça do General, que não acreditando ter qualidades para manter uma mulher jovem e bonita como Desdêmona, enlouquece de ciúmes, mata a esposa e suicida-se.
A diretora Débora Dubois buscou se esquivar da reverência. Usa a tradução de Maria Silvia Betti para facilitar o entendimento. O texto –o mesmo usado numa montagem premiada de Marco Antônio Rodrigues, em 2003– mantém a poesia por meio de uma linguagem bastante acessível.
A encenadora torna “Otelo” mais próximo do brasileiro. “Nosso Otelo é baiano, traz a origem do país“, resume Dubois, que, além de atualizar a poética, mescla os versos do bardo inglês a cinco músicas de Caetano Veloso e abusa da percussão em cena.
O espetáculo conta no elenco com os atores Samuel Assis(Otelo), Samara Felipo(Desdêmona) e Rafael Maia, tendo ainda Antonio Ranieri, Yael Pecarovicht, Ricardo Monastero, Cesar Figueredo e Glaucia Fonseca. Produção local Marlucia Sie.
SERVIÇO:
O QUE: Otelo
ONDE: Sesc Casa do Comércio, Salvador, Bahia
QUANDO: Sexta(11) e Sábado(12) às 21h e Domingo(13) às 19h
QUANTO: R$ 40 até R$80
ONDE COMPRAR: COMPRE INGRESSOS