Pianista Aline Falcão lança “Mais de um bilhão de noites” obra que marca sua estreia em projeto solo

Em meio a uma infinidade de questionamentos existenciais que a pandemia suscitou, além de tantos sentimentos complexos que se tornaram mais frequentes, como o de ter de lidar com a morte no dia-a-dia, surge “Mais de um bilhão de noites”, obra composta pela pianista Aline Falcão, que será lançada no dia 29 de agosto (domingo), em todas as plataformas de streaming. No mesmo dia, às 12h, vai ao ar o clipe da música, no YouTube da artista.

Este single marca a estreia do projeto solo da pianista que já tem relevante destaque no cenário musical como instrumentista e agora se apresenta também como compositora. “É a busca e o desejo de (finalmente) dar vazão, escuta e atenção à minha própria ‘voz’ (mesmo sendo uma composição instrumental), poder compreendê-la, expressá-la e compartilhar com as pessoas”, conta Aline.

“Mais de um bilhão de noites” tem o piano como instrumento condutor que costura as sonoridades que vêm do violoncelo, oboé, harpa e dos sons eletrônicos (samplers e sintetizadores). “Essa composição nasceu no piano, a partir de improvisações livres, e aos poucos se transformou em obra para quinteto. Essa sonoridade é muito particular, pois cada instrumento representa, para mim, um universo, um afeto, uma memória, uma intenção. O piano é meu instrumento principal, meu primeiro instrumento. Ele está presente no single quase como um ‘mar’ que está ali ‘acompanhando’ e costurando todos os outros instrumentos, e se comporta de uma maneira mais “livre”, revela Aline Falcão.

Além de ter executado o piano e a harpa, Aline Falcão assina a composição, direção e produção musical e contou com a participação de outras mulheres instrumentistas que interpretaram e gravaram a obra, são elas: Gabriela Rêgo, no oboé; Laís Tavares, no violoncelo e Neila Kadhí, na paisagem eletrônica.

Experiência audiovisual: A música foi construída dentro de uma perspectiva também visual. A obra apresenta a identidade artística de Aline Falcão, mas também tem natureza plural por ser, em sua raiz criativa, uma ideia “audiovisual”, que conta com o olhar também das artistas Luma Flôres e Bruna Carvalho, que assinam a direção do clipe.

O desenvolvimento do videoclipe em animação com rotoscopia surge como alternativa para materializar de forma imagética o que a composição propõe enquanto poesia sonora, bem como dar subsistência ao processo de criação coletiva artística. As imagens foram feitas no Teatro Castro Alves e na praia do Porto da Barra.

Processo criativo: A inspiração para a composição do single veio quando Aline Falcão foi impactada por uma entrevista com o Sidarta Ribeiro, em junho de 2020, sobre o colapso do casamento entre o capitalismo e a ciência, dentro do contexto de colapso global devido à pandemia da Covid-19. Na entrevista, Sidarta fala que a “arte de sonhar” e de compreender o sonho como “oráculo” é uma realidade da qual nos desconectamos ao longo do tempo, um “farol de perscrutar o futuro” do qual abdicamos.

“Mais de um bilhão de noites é o desejo de reencontro com os caminhos, aprendizados, sistemas, processos, formas diferentes de construir as conexões, relações, redes, que promovam cura, equilíbrio e fluidez, para a vida das pessoas, do meio ambiente e de todos os seres vivos. Que nos ajudem a voltar a sonhar o futuro”, explica a pianista. A música foi gravada em uma sala no Parque do Queimado, sede atual do programa NEOJIBA, do qual Aline foi membro-fundadora e permaneceu durante oito anos.

Sobre Aline Falcão: multi-instrumentista, arranjadora e compositora. Pianista de destaque no cenário nacional, iniciou seus estudos de piano aos 7 anos, graduou-se em piano pela Universidade Federal da Bahia (2008), e concluiu o mestrado em Educação Musical (2015) na mesma instituição. Foi membro-fundadora da Orquestra Juvenil da Bahia/NEOJIBA (2007-2015) apresentando-se em concertos que circularam pelo mundo. Aline atua junto à diversos projetos da música contemporânea brasileira, o que demonstra o seu caráter musical híbrido e versátil, dialogando também com projetos artísticos no universo do teatro, cinema, audiovisual e dança.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Ficha Técnica

Mais De Um Bilhão De Noites

Composição, piano, harpa, direção e produção musical | Aline Falcão

Violoncelo | Laís Tavares

Oboé | Gabriela Wara Rêgo

Paisagem eletrônica | Neila Kadhí

Captação de áudio, mixagem e masterização | Sebastian Notini

Gravado no Parque do Queimado, Salvador – BA, em 22 de maio de 2021

Ficha Técnica Clipe

Produção Executiva e Coordenação de produção | Alana Silveira

Direção Clipe, Montagem e animação | Luma Flores e Bruna Carvalho

Direção de fotografia | Gabriel Lima

Figurino | Karen Urpia

Maquiagem | Lídia Nascimento

Gravado no Teatro Castro Alves, Salvador – BA, em 23 de julho de 2021

SERVIÇO:

Lançamento do single e clipe “Mais de um bilhão de noites”, de Aline Falcão

Data: 29 de agosto (domingo)

O clipe no ar ao meio-dia do dia 29/08 www.youtube.com/user/alininhafalcao

Música em todas as plataformas de streaming

Sobre Uran Rodrigues 10202 Artigos
Uran Rodrigues é um influente agitador cultural, promoter e idealizador do famoso baile O Pente (@opente_festa), além do projeto Sinta a Luz (@sinta.a.luz). Com uma carreira dedicada à promoção da diversidade cultural e artística, Uran conecta pessoas por meio de eventos que celebram a arte, a moda e a cultura preta. Seu trabalho busca não apenas entreter, mas também valorizar e dar visibilidade às potências culturais de Salvador e de outros estados do Brasil.