O cantor, compositor e produtor musical Barro soma referências que apontam a força de seu trabalho na música. Produtor à frente de trabalhos de Mariana Aydar, Lenine, Jáder, Johnny Hooker, Joyce Alane e Rachel Reis – que resultou em indicação inédita ao Grammy Latino -, o pernambucano se firmou como nome essencial do pop brasileiro.
Suas composições também se destacam no mesmo universo, tendo sido gravado por nomes que passam por Duda Beat, Romero Ferro, Aíla, Anna Seton, Bemti, Chico César e outros. Agora, quase seis anos após seu mais recente álbum, lançado em 2018, o artista anuncia novo disco.
O terceiro trabalho de sua carreira tem previsão de lançamento para abril de 2024, mas já começa a ser desenhado agora. O primeiro single, “Deixa Acender“, chegou dia 30 de novembro e conta com colaboração dupla da incensada baiana Rachel Reis – que além de cantar na gravação, também assina a composição ao lado de Barro, Guilherme Assis e Juliano Holanda. O lançamento chega pelo selo recifense Zelo, sob distribuição da Altafonte Brasil. Apesar de ser a terceira parceria da dupla, “Deixa Acender” é o primeiro feat. de Barro e Rachel Reis.
A colaboração consolida um encontro musical muito forte entre os dois artistas, e um diálogo importante entre Bahia e Pernambuco. Barro assina a produção de “Meu Esquema”, álbum de estreia de Rachel Reis, indicado ao Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa. No disco, ele é parceiro em “Bota pagodão ponto net”, além de ter colaborado também no single “Ventilador”, lançado em 2020 pela artista. Agora lançam o primeiro single em conjunto, assinando composição, mas também cantando juntos na primeira canção a ser revelada no novo trabalho de Barro.
A faixa abre caminho para a chegada do terceiro álbum de Barro. O artista, que tem em sua trajetória solo encontros importantes com artistas como Juçara Marçal (no primeiro álbum, de 2016), Mariana Aydar, Amaro Freitas e Jéssica Caitano (no segundo, de 2018), além de feats recentes com Felipe Cordeiro, Illy, Flaira Ferro, Ubuntu, Lazúli, Luísa Nascim, Shevchenko e Elloco, caminha para uma fusão de duas marcas de sua música: a composição brasileira, calcada principalmente num violão com sotaque pernambucano, e a música pop periférica, onde mistura referências do norte e nordeste do país. O resultado é um pop quente e único. Um convite à derreter no verão.
Sobre Barro
Barro é um dos principais novos nomes surgidos em Pernambuco. Com sonoridade pop brasileira cheia de sotaque, mas apontando para uma contemporaneidade urbana, o cantor, compositor e produtor musical vem conquistando espaço pelo Brasil e Europa. Com duas nomeações ao Grammy Latino – uma como cantor, em 2021, e outra como produtor, em 2023, o artista se firma em diferentes frentes da música brasileira.
Como produtor, assina trabalhos para Rachel Reis, Lenine, Céu, Mariana Aydar, Anna Setton, Uana, Martins, Jáder e Johnny Hoocker. Como compositor, tem músicas interpretadas por Chico César, Mariana Aydar, Lenine, Duda Beat, Romero Ferro, Rachel Reis, Aíla, Felipe Cordeiro e Uana.
Circulando com seus shows, marcou presença em importantes festivais e palcos como Auditório Ibirapuera (SP), Festival Bananada (GO), Festival Vento (SP), Festival Coquetel Molotov (PE), SIM São Paulo, Festival do Sol (RN), Circo Voador (RJ), Sesc Pompéia (SP), Dia da Música (SP), Festival de Inverno de Garanhuns (PE), Festival COMA (BSB), Porto Musical, além de duas turnês na Itália.
Barro também soma feats com Illy, Luísa Nascim, Felipe Cordeiro, Vincee, Anna Setton; com os Catalina García (Colômbia); Tony Canto, Plastica e Elasi da Itália. Neste momento, o artista se dedica à finalização do seu terceiro álbum solo, que tem previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2024.