Durante os dias 02 e 03 de junho, os amantes da literatura de Cordel terão a chance de viver o projeto Cordelizando. O objetivo do evento é contribuir para o desenvolvimento contínuo da literatura de cordel e aproximar a linguagem poética do público em geral. Sediado na Caixa Cultural Salvador, espaço localizado na Avenida Carlos Gomes, o Cordelizando engata sua segunda edição na cidade e acontece das 10h às 20h.
Realizado pela Icontent, o evento vai reunir, nos dois dias, diferentes artistas e atividades relacionadas à cultura popular nordestina através de um conteúdo que mescla entretenimento, arte e cultura popular. A intenção também é de fomentar o resgate e a disseminação de uma corrente literária que se desenvolveu em solo brasileiro e ganhou o mundo.
“O projeto Cordelizando é de grande importância por proporcionar encontros de artistas cordelistas e cantadores, em um ambiente preparado para receber o público, desenvolvendo temas em mesas de discussões sobre o cordel e suas declamações, suas formas e contribuições para a formação do pensamento”, declarou o curador e mediador do evento, Maviael Melo.
A fim de garantir melhores resultados para o surgimento de novos cordelistas, o Cordelizando vai realizar, pela primeira vez, oficinas de cordel em escolas públicas de Salvador objetivando estimular que os alunos façam suas primeiras criações poéticas. Os melhores textos serão compilados em um livreto de cordel inédito que será lançado durante o evento.
Com uma programação vasta, o público encontrará de declamações a recitais, bate-papos poéticos, músicas e, lógico, muita literatura de cordel.
Autores de renome nacional participarão do evento discutindo temas específicos, apresentando, sobretudo, suas obras e musicais. Maviael Melo, Antônio Barreto[foto], Chico Pedrosa, Mariane Bigio, Sálua Chequer, Xangai, Bráulio Bessa e Lirinha se dividirão nos dois dias de evento, integrando uma programação diferenciada por dia.