Uma nova plataforma para a difusão de artistas e trabalhos em dança é inaugurada com o projeto Criações em Dança, que premia 25 vídeos coreográficos de até 3 minutos assinados por realizadores de todo o estado da Bahia. Após avaliação dos curadores, os vídeos selecionados serão exibidos através da página @criacoesemdancaba no Instagram e receberão um cachê de R$ 1 mil. As inscrições permanecem abertas até 28 de fevereiro de 2021 através do endereço www.criacoesemdanca.art.
Não se pode dizer que a interação entre a dança e o audiovisual é coisa de agora. Nos anos 1940, a coreógrafa e cineasta ucraniana Maya Deren (1917-1961) já realizava experimentos cinematográficos que buscavam de algum modo traduzir a arte do movimento. Mas, se até pouco tempo atrás a conexão da dança com as novas tecnologias era objeto de interesse de apenas parte dos criadores, o isolamento social impulsionou quase a totalidade da classe artística a experimentar a câmera e o espaço virtual como aliados criativos.
“A dança tem namoro com a tecnologia há bastante tempo. E, com a pandemia, estreitamos os laços com essas ferramentas, experimentando, aprendendo e exercitando a comunicação e os processos criativos por outros caminhos. São desafios que se lançam nesse momento complexo e dramático que vivenciamos. Com certeza esse novo espaço trará luz e abrigará imagens inusitadas e preciosas somente possíveis pela fusão entre o olhar através de uma câmera e o movimento “, comenta a coreógrafa Cristina Castro, responsável pela concepção e direção do projeto Criações em Dança.
Segundo Cristina Castro, o projeto inaugura uma nova plataforma virtual para a difusão da dança em diálogo com outras artes performativas, plásticas e audiovisuais. “A plataforma é antes de tudo um lugar para ousar, experimentar, usar a criatividade, gerar conteúdos, em formato de curta duração. Propostas individuais ou em coligações, trazidas por coreógrafos e/ou artistas visuais são bem-vindas”, complementa. Entre os objetivos da plataforma está a divulgação das obras artísticas para um público amplo, aproveitando o alcance e a popularidade do Instagram, e também para curadores e programadores de todo o mundo.
O projeto Criações em Dança busca dar visibilidade à produção de artistas de todo o estado. Por esse motivo, 50% das vagas serão reservadas para profissionais residentes em municípios do interior da Bahia. Os 25 trabalhos selecionados farão parte de uma exibição no Instagram @criacoesemdancaba que acontece de 11 de março a 9 de abril, com 30 vídeos, uma obra divulgada cada dia. Os 5 primeiros vídeos serão trabalhos de artistas mulheres que se destacam por suas atuações no universo da dança e por isso foram convidadas pelo projeto para realizar a abertura da mostra: Ana Brandão, Flavia Rodriguez, Sauara Costa, Inaê Moreira e Jaqueline Elesbão.
Outros importantes nomes da dança também foram convidados para integrar a curadoria do projeto, composta por Dimi Ferreira, Neemias Santana, Carlos Sampaio, Thiago Cohen e pela própria idealizadora Cristina Castro. Entre os principais critérios de avaliação estão: a criatividade da proposta, execução do conteúdo, produção e qualidade de gravação.
O projeto Criações em Dança é uma realização da coreógrafa Cristina Castro em parceria com o Núcleo Vidança e o Teatro Vila Velha.
O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Sobre Cristina Castro:
Cristina Castro é coreografa independente, curadora artística e professora, formada pela Escola de Dança da UFBa. Desde 1998 é fundadora e responsavel pela área de dança do Teatro Vila Velha. Atuou como dançarina em grupos e cias profissionais e por 12 anos integrou o elenco do Balé Teatro Castro Alves. Como coreógrafa criou diversos espetáculos de dança para a Cia Viladança, grupos e cias de outros estados e coreografias para peças de teatro. Circulou com seus trabalhos, em turnês, festivais e circuitos de dança contemporânea, no Brasil, Europa e América do Sul. Em 2016 e 2017, em parceria com Arts Foudation/Joanna Lesnierowska e o Culture.pl criou o projeto Yanka Rudzka com ações no Brasil e cidades da Polônia. Em 2018, em parceria com o Festival Danza en la Ciudad/Idartes, realizou residência e intercâmbio entre artistas brasileiros e colombianos. Em 2019 colaborou na co-produção do projeto Medo/Agnst, do coreógrafo alemão Ben Rieper e artistas do Brasil, EUA e Alemanha. No mesmo ano participou como diretora convidada do Programme Commun 2019 – Swiss Arts Council Pro Helvetia, em Lausanne (Suíça) e do International Visitors Programme of the cultural funding organisation NRW KULTsekretariat, em cidades da Alemanha. Como gestora cultural é diretora do VIVADANÇA Festival Internacional, coordenadora do programa de residência do Núcleo de Viladança e da Padaria de Projetos, área de planejamento de sustentabilidade do Teatro Vila Velha.
Ficha técnica do projeto:
Coordenação Geral: Cristina Castro
Direção de produção: Clara Torres
Produção executiva: Ana Paula Borges
Direção de arte gráfica: André Ávila
Comissão julgadora:
Thiago Cohen
Carlos Sampaio
Neemias Santana
Dimi Ferreira
Cristina Castro
Artistas convidadas:
Ana Brandão
Flavia Rodriguez
Sauara Costa
Inaê Moreira
Jaqueline Elesbão
Serviço:
Inscrições de vídeos: até 28/02/21
criacoesemdanca.art
Mostra “Criações em Dança”: 11/03 a 9/04
Instagram @criacoesemdanca