Depois de realizar um show histórico, no último fim de semana, no palco da Concha Acústica do Teatro Castro Alves, a Quabales Banda fará o quarto e último domingo de música na Casa Rosa deste ano. Dia 10 de dezembro, a partir das 18h, o projeto “Essa é a Bahia”, que faz residência no local, chega com mais surpresas e convidados especiais no espaço que fica no Rio Vermelho, em Salvador.
“Essa é a Bahia” é uma celebração da rica herança musical e cultural do estado, projetando artistas de comunidades como o Nordeste de Amaralina, berço de inúmeros talentos, em um contexto atual, moderno e original, trazendo à Casa Rosa, todo mês, um fim de tarde de música, dança, cultura e diversão.
Quabales Banda tem direção artística de Marivaldo dos Santos, que também integra o elenco do show STOMP de Nova York há mais de duas décadas. O grupo, cujos membros são oriundos de oficinas da Associação Cultural Quabales, mistura música, performance, percussão baiana, hip hop, pagotrap, canto, batida eletrônica e a linguagem performática do STOMP.
No repertório, estão músicas originais e releituras de clássicos da música popular brasileira, de autores como João Gilberto, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Olodum, Gerônimo, Maria Gadú, Vanessa da Mata e O Rappa.
Suas apresentações vibrantes, que sempre surpreendem e encantam as plateias, já passaram por palcos baianos como do Teatro Castro Alves, carnaval de Salvador, Camarote Expresso 2222 e Afropunk Bahia, além de grandes eventos e espaços nacionais como o Rock in Rio (RJ), Circo Voador (RJ), Casa Natura (SP), Sambódromo do Anhembi (SP), dentre outros. Também já chegaram a terras estrangeiras como em Miami (EUA) e no Jam Session Montreux (Suíça).
O nome teve como inspiração um instrumento homônimo criado por Marivaldo dos Santos: “Qua”, por ter quatro bocas, e “bales”, por ter o formato de um timbales. Multi-instrumentista, compositor, produtor musical e performer, Marivaldo hoje vive na ponte área entre Estados Unidos e Brasil e compartilha suas experiências de vida com a juventude do seu bairro. Sua trajetória inclui trabalhos e parcerias com artistas como Sting, Lauryn Hill, Paul Simon, Fuggees, Joshua Bell, CeeLo Green, Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Daniela Mercury, entre outros. Atualmente, está terminando a produção do filme “Música” pela Amazon USA, como diretor musical e performático ao lado de Rudy Mancuso.