Após o sucesso de público e crítica com “Shakespeare do Gueto”, primeiro EP solo de Ravi Lobo, o MC prepara a expansão desse universo em seu primeiro álbum solo!
Nome de referência do rap baiano, o MC soteropolitano Ravi Lobo deu início a sua carreira solo após mais de 15 anos, três discos e diversos audiovisuais que marcaram época com seu grupo: “Rap Nova Era”. Acompanhado do seu parceiro de grupo DJ Kbça, o seu 1o EP solo “Shakespeare do Gueto” (2022) alcançou sucesso de público e crítica, tendo sido premiado e rodando palcos de norte a sul do país.
Agora, dando prosseguimento a sua carreira, Ravi Lobo prepara a expansão desse universo iniciado com o seu EP, com o seu primeiro disco solo “Shakespeare do Gueto 2”. Onde o artista eleva o nível de produção e traz participações e concepções estéticas que coroam e expandem toda a construção visual, lírica, de design e musical do primeiro trabalho. Enriquecendo a estética do drill com influências de vários outros estilos musicais e com feats que surpreenderam público e crítica.
A faixa escolhida como single para o início dos trabalhos, é a música que abre o disco: “Carcará”, que já está disponível nas plataformas de música. Buscando inspiração na clássica composição do mestre João do Vale, que entrou para história do cancioneiro nacional na voz de Maria Bethânia. A rítmica é um drill pesado, que conta com a produção de EduBeatz, sendo poeticamente atualizada por Ravi Lobo em uma perspectiva de denúncia e esperança.
Se posicionando como um dos MC’s mais relevantes não apenas do rap mas da cultura Hip-Hop, em “Carcará”, Ravi Lobo segue a linha que lhe notabilizou, a luta contra as desigualdades que aflige não apenas o seu estado, como todo o país. Afirmando a importância da família e de uma visão onde a essência do rap não está apenas nas palavras de denúncia, mas sobretudo nas ações por trás das mesmas.
A sua lírica e flow agressivos, que imprime no ouvinte uma leitura crítica da realidade de Salvador, onde as mais belas paisagens se confundem com o extermínio do povo preto nas favelas. Ravi Lobo, nascido e criado na Linha 8 no bairro da Liberdade, há muito se dedica a trabalhar em prol das crianças da sua comunidade. E é neste ponto onde poesia e postura, rap e vida se interligam em uma estética onde o coro, o cantar é projeção real para o futuro.
A expansão do universo do Shakespeare do Gueto 2 se dá nessa questão também, tendo Lis Lobo (sua filha) cantando no primeiro EP na faixa título, e Samuel lhe acompanhado em diversos shows, Ravi Lobo convidou: Gabriel, Índio, Enzo, Cauana e Ludmila, que também são de sua comunidade.
“Carcará” como símbolo de luta do povo nordestino, mas também como voo em um contexto onde muitas vezes, nossas crianças são impedidas de sonhar e se desenvolver. É desta forma, que “Carcará” já demonstra através de uma visão ético/política da arte, a dimensão da expansão e da riqueza no universo de Shakespeare do Gueto 2.