A estilista baiana Karol Farias apresenta a Re-fazenda, marca que nasce de sua inquietação por desenvolver peças sustentáveis. A ideia de Karol é fazer moda gerando o menor impacto possível para o meio ambiente.
O lançamento acontecerá dia 30 de novembro (sexta-feira), no Instituto Goethe, durante o evento Modos de Modas.
As peças, sempre exclusivas, são criadas a partir de roupas garimpadas em brechós ou recebidas como doação. Karol também utiliza refugo de materiais de outras coleções.
“A possibilidade criativa da Re-fazenda me anima muito. Cada construção é única e exclusiva. O processo de desconstrução-ressignificação de uma roupa possibilita pensar em peças mais corajosas”, contou a estilista.
As peças são atemporais e não estão conectadas por um tema para além do conceito trazido pela marca. “Eu me libertei de criar a partir de um tema pré-estabelecido. Nessa primeira coleção, trabalhei muito com a desconstrução da camisa social masculina, mas o que norteia a produção é olhar para uma roupa e perguntar o que ela quer virar”, explica Karol.
O processo da desconstrução ajuda a estilista a entender como uma manga, por exemplo, se encaixa perfeitamente em outro lugar do corpo. E assim, as peças vão sendo ressignificadas.
Além do tecido reutilizado, cada peça trará itens pensando em minimizar o impacto ambiental: as tags das roupas são feitas em papel semente, um papel reciclado com sementes na mistura, para ser plantado após o descarte. As etiquetas, todas diferentes umas das outras, são feitas de refugo de tecido. A embalagem também aproveita papel de sublimação descartado.
Outra novidade que a estilista traz para a Re-fazenda é a etiqueta de custos aberta. Para Karol, o consumo consciente passa também pela compreensão dos custos envolvidos na produção de cada peça: “É preciso repensar a moda. Parece absurdo que em 2018 a gente ainda discuta sobre mão de obra escrava, mas essa é uma terrível realidade da indústria da moda. O consumo consciente passa também pelo entendimento de que, não apenas o meio ambiente deve ser respeitado, mas o trabalhador por trás de cada peça de roupa produzida também”.
Lançamento Re-fazenda
Evento: Modos de Modas
Local: Instituto Goethe (Corredor da Vitória)
Horário: 18 à 0h
Instagram: re.fazendaupcycling