RECICLARTE: a cantora e arte-educadora, Lêda Chaves, ministra oficina gratuita de iniciação musical para crianças de 06 a 08 anos

Lêda Chaves une sustentabilidade à educação musical

Após o sucesso da primeira etapa, na qual a produção teve que abrir novas vagas para atender crianças de 04 a 06 anos, estão abertas as inscrições para a 2ª fase do Reciclarte – oficina gratuita de iniciação musical para crianças. Dessa vez, os pequenos de 06 a 08 anos terão a oportunidade de vivenciar essa experiência, gratuitamente, através da plataforma Zoom, no dias 26, 27 e 28 de fevereiro (sexta, sábado e domingo), com direito a uma mostra final. Ministrado pela cantora e arte-educadora soteropolitana Lêda Chaves, o projeto visa introduzir a música e seus ritmos e melodias ao universo infantil, através de instrumentos musicais confeccionados pela galerinha, com materiais recicláveis. Serão 15 vagas disponibilizadas por oficina. Todas as ações serão realizadas virtualmente, e as inscrições gratuitas já estão abertas na página do evento, no site do Sympla – https://www.sympla.com.br/shantiproducoes.

Durante as aulas, serão utilizados materiais recicláveis para confecção de instrumentos musicais, a fim de estimular cada criança a transformar o “lixo” em algo útil e de uso próprio. Unindo a sustentabilidade à educação musical, o projeto desperta a criatividade e estímulo das crianças na exploração de ritmos. Isso faz com que entendam a importância da descoberta dos sons cotidianos e da invenção de instrumentos como expressão e exercício da imaginação.

Lêda Chaves foto Divulgação

A musicalização é um processo de desenvolvimento para o aluno, com o objetivo de despertar e desenvolver o gosto musical da criança, contribuindo para sua capacidade de criação e expressão artística. A música pode ser utilizada em vários momentos do processo de ensino-aprendizagem, sendo de grande importância na busca do conhecimento, permitindo avanços no desenvolvimento lúdico, criativo, emotivo e cognitivo. A abordagem da reciclagem na educação infantil, demonstra na prática a relevância da contribuição de cada um na conservação do meio ambiente. Por meio dessas ações, as crianças percebem seu papel como agentes e transformadores do meio e reconhecem os efeitos das suas atitudes no mundo em que vivem.

 

About Mônica Carvalho 230 Articles
Comunicadora nata, Mônica Carvalho se formou em jornalismo pela Faculdade Social. Em 2005, fundou a agência MC Comunicação e desde então segue carreira de sucesso como profissional de assessoria de imprensa.Contato: [email protected]