Restaurações, correção de fraturas, pequenas imperfeições na anatomia, dentes escuros e facetas são algumas das vertentes da resina utilizada em tratamentos odontológicos em prol da reabilitação do sorriso. O composto é amplamente utilizado na odontologia com diversas finalidades.
“A restauração dentária é uma das principais aplicações da resina nos dentes. Conhecida popularmente como “obturação”, é realizada para recuperar a estrutura dos dentes após danos causados pelas cáries”, explica Dra. Lilian Pauperio, dentista, formada pela Universidade Federal da Bahia-UFBA com quase 30 anos de atuação na área.
Vale lembrar que no passado essa cobertura era feita principalmente com amálgama de prata. O resultado era uma coloração acinzentada na área.
“Graças à evolução da odontologia, resinas mais resistentes começaram a ser produzidas, com durabilidade semelhante ao material tradicional, mas apresentando uma aparência muito mais natural”, informa Dra. Lilian.
A resina é constituída de uma parte orgânica e outra parte inorgânica que se une aos dentes através de um adesivo aplicado diretamente na cavidade dentária após remoção da cárie e preparação do local.” Em alguns casos, não é necessário desgastar os dentes, aplica-se o material restaurador, no caso, a resina, sobre os dentes, cada caso é avaliado de forma individualizada “ explica Dra Lílian Pauperio.
Pacientes com Bruxismo (apertar e/ou ranger dos dentes) também podem fazer restaurações e facetas de resina, tomando o cuidado com o planejamento e o ajuste oclusal da arcada dentária, haja vista que o bruxismo leva ao desgaste da estrutura dos dentes, causando problemas mecânicos e prejudicando a estética do sorriso. A resina pode ser utilizada para recuperar a forma e a função original do dente.
Outra utilização da resina é na fabricação de facetas que corrigem cor, tamanho ou formato dos dentes. Trata-se de um tratamento para casos de desalinhamento dentário que não exigem procedimentos ortodônticos, manchas e na correção da desarmonia do sorriso. Os resultados são rápidos, naturais e satisfatórios.
Os benefícios da resina nos dentes
Os principais benefícios da resina nos dentes variam de acordo com a aplicação do material. A maior vantagem da resina é o seu aspecto semelhante à coloração natural dos dentes, fazendo com que ela conquistasse espaço nos tratamentos de restauração por causar menor impacto estético do que a amálgama.
Outro ponto é a durabilidade, já que a resina apresenta uma resistência considerável, o que a torna uma opção interessante para a correção duradoura de fraturas e danos causados pelas cáries.
No quesito custo, a resina nos dentes é bastante acessível. Esse leque de características faz com que o seu uso seja cada vez mais amplo na odontologia.
Cuidados após aplicação
A Dra. Lilian Pauperio alerta acerca de simples medidas que devem ser adotadas após a aplicação da resina nos dentes. “A alteração da cor com o passar do tempo, de acordo com hábitos de higiene e alimentação está sujeito a ocorrer, para evitar esta situação e garantir a durabilidade do material, são necessários alguns cuidados”, destaca.
“É essencial que o paciente evite o consumo em excesso de alimentos com pigmentos fortes, como café, chá e vinho, assim como o hábito de roer unhas e mastigar canetas ou materiais duros”, complementa.
A dentista também ressalta a importância de utilizar escovas adequadas, realizar a higiene bucal e evitar cigarros. “Todos esses hábitos são essenciais para garantir a maior durabilidade e resultados satisfatórios por mais tempo”.