O Consulado Rosa Malê será um espaço diverso, que funcionará no antigo Consulado Uruguaio, ao lado da Casa do Olodum, referência do Pelourinho. O espaço, com 246,60 m², englobará restaurante, african bar, casa de espetáculo e rodas de samba. Um café que possibilita uma experiência familiar e uma cozinha contemporânea preta. Além de tudo isso, funcionará como uma rede de contatos e relacionamento entre artistas, influenciadores, produtores, marcas e clientes.
“O Pelourinho é um ponto turístico extraordinário e a culinária baiana uma referência brasileira, juntar esses dois elementos ao atendimento e lugar que criamos formam um espaço de cultura e gastronomia dos mais incríveis de Salvador” – empolga-se Miguel Herlon.
O carro chefe será a gastronomia baiana – uma culinária ancestral. Esta, mantém viva as memórias dos povos indígenas e de matriz africana no Brasil. Os preparos, além de memórias afetivas, despertaram novos sabores. A culinária buscará a valorização da comida de terreiro e indígena, através de uma composição com o mais alto requinte no empratamento. A gastronomia baiana se tornou a união de diversas comidas ancestrais.
A casa receberá músicos e artistas de diversas manifestações culturais. A grade contará com alguns eventos, como: Rodrigo França Recebe – espaço para encontros virtuais, interação e intervenção cultural, o Dendê Comedy, voltado para cenário do Stand Up Comedy e o Café Literário, onde escritores apresentarão suas obras e seus trabalhos mais recentes.
Quando se consome uma culinária típica de uma região, grupo ou povo, como uma feijoada, um acarajé ou uma massa, revive-se possíveis rituais de povos que séculos atrás inventaram essas delícias. Para Laís Fontes, “A cozinha do Rosa Malê traz a visão da gastronomia ancestral, enaltecendo produtos regionais com bases da cozinha contemporânea, proporcionando experiência de sabores e inovação” – provoca a chef.
O potencial criativo da Bahia permeia as manifestações do Brasil, como capoeira, samba e gastronomia, passando pela construção da música popular brasileira com aparições como a MPB, os blocos afros e os novos baianos, desembocando nesse momento de efervescência dos novos formatos que utilizam redes e internet. Salvador tem uma vida cultural pulsante, com uma cozinha rica, manifestações artísticas de reconhecimento internacional.
“Trabalho com cultura há 30 anos. Ser empresário no ramo de gastronomia é mais uma vertente na arte, mas em outro gênero. O restaurante Consulado Rosa Malê é meu reencontro ancestral com a Bahia. Sou neto de Valdemiro, que tinha orgulho da sua raiz em Salvador. Quero somar, com muito respeito, trazendo mais uma alternativa de espaço para aqueles e aquelas que procuram o melhor da comida preta.” finaliza Rodrigo França, diretor teatral, cinematográfico e filósofo, que acaba de lançar seu primeiro longa pela Netflix, sucesso de público e 5º lugar no Top Global, além de integrar a 2ª temporada de Arcanjo Renegado.
News no Instagram @consuladorosamale
Serviço:
Inauguração: dia 12 de agosto – a partir das 18h
Endereço: Rua Gregório de Mattos (Maciel de Baixo), 20 Pelourinho Salvador – Bahia
Ao lado da Casa do Olodum
Lotação: 120
Horários de Funcionamento: terça, quarta, quinta – 11h às 22h
Sexta e sábado – 11h à meia-noite
Domingo – 11h às 17h