Depois de sofrer um grave acidente de avião enquanto fazia fotos para o seu novo livro, na região oeste da Bahia, e ficar 10 dias em coma induzido e 140 dias se recuperando de lesões, o fotógrafo Rui Rezende já pode comemorar o lançamento do seu quarto livro Oeste da Bahia – O Novo Mundo. Em Salvador, vai acontecer dia 20, no Forte Santo Antônio (Farol da Barra), a partir das das 17h. Ele vai fazer dois lançamentos antes, em Barreiras, dia 13, no Sesc e na cidade de Santa Maria da Vitória, dia 15, na Faculdade Federal.
Com cerca de três anos e meio de pesquisa e produção, a obra conta a história da região através de 228 imagens e textos de Cícero Felix, editor chefe da Revista A. O retratista, como Rui gosta de ser chamado, sobrevoava uma plantação de algodão, com objetivo de realizar um registro panorâmico de um desenho gigante que foi desenhado no chão do terreno pelo próprio fotógrafo, com a ajuda de uma colheitadeira, quando o avião caiu.
Apesar da pausa para recuperação pós-acidente, o trabalho está pronto e traz um registro memorável desta região tão rica em beleza e tão pouco registrada iconograficamente. Resende tem uma extensa e elogiada produção, tanto registrada em livros quanto nas diversas fotos dele que aparecem em projetos de arquitetura e decoração.
Serviço
O quê: Lançamento do livro Oeste da Bahia – O Novo Mundo de Rui Rezende
Barreiras – Dia 13 de dezembro, no Sesc, das 17 às 21h.
Santa Maria da Vitória – Dia 15 de dezembro, na Faculdade Federal, das 16 às 21h.
Salvador – Dia 20 de dezembro, no Forte Santo Antônio (Farol da Barra), das 17 às 21h.