Russo Passapusso, capoeira para crianças e contação de histórias marcam o sábado da Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil

Russo Passapusso, capoeira para crianças e contação de histórias marcam o sábado da Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil
Programação encerra hoje com o Balaio literário

Mais um dia de diversão e aprendizado. Assim pode ser definido o sábado, dia 30, da segunda edição da Festa de Arte e Literatura Negra Infantojuvenil. Teve apresentação e oficina de capoeira para crianças com o Grupo de Capoeira Terreiro de Jesus, contação de histórias acessível, por Fabiana Costa, lançamento do livro “Pretinha De Ébano Vai À África”, de Kalypsa Brito, bate-papo percussivo com Mestre Jackson e Elem Silva e apresentação musical do Grupo Meninos da Rocinha. Russo Passapusso e Val Benvindo fecharam o dia com o Bate-papo Lítero Musical.

No bate papo percussivo com o Mestre Jackson, que junto com o Mestre Neguinho do Samba criou o samba reggae, o artista contou que ficou responsável pela banda mirim do Olodum, ensinando aos hoje músicos adultos, as primeiras batidas da percussão afro, e hoje ele comemora a ida de Elem Silva para França onde fará um workshop com vários mestres da percussão mundial, um projeto seu que começou em 2003.  Logo depois do bate papo teve apresentação do “Grupo Menino da Rocinha”, onde Elem é criadora, proprietária e maestrina, e contou como começaram os primeiros contatos com a percussão.

Para finalizar o penúltimo dia, um bate papo com Russo Passapouso, cantor, compositor e vocalista da banda BaianaSystem, com mediação de Val Benvindo. Na conversa, o artista contou como começou, quem são suas referências e os desafios que enfrenta até hoje.

No domingo acontece o encerramento do evento. No Largo Quincas Berro D’água, a partir das 10h, Carol Adesewa apresenta brincadeiras afrocentradas e contação de histórias. De tarde, tem contação de histórias pretas, com Nini Kemba Nayo, às 14h30, e intervenção poética, com Bonde a Calu, às 15h30.   “Maria Felipa: Força E Poesia”, da autora Márcia Mendes será o livro lançado as 16h20.

O evento será encerrado com o Balaio Literário, às 17h, com a participação de Cássia Valle (BA), Ana Fátima (BA), Nini Kemba Nayo (BA), Kalypsa Brito (BA), Marcos Cajé (BA), Paula Brito (BA), Ladjane Sousa (BA), Márcia Mendes (BA) e mediação de Fernanda Matos (BA). O evento tem o patrocínio do Governo do Estado da Bahia.